Escolta do governador de Nampula envolve-se em acidente de viação

0
108

Nampula (IKWELI) – Pelo menos dois (2) agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) afectos a Unidade de Protecção de Altas Individualidades (UPAI) que garantem segurança ao governador de Nampula encontram-se a receber cuidados intensivos no Hospital Central de Nampula (HCN), em consequência de um acidente de viação que a escolta de Manuel Rodrigues se envolveu na noite desta terça-feira (16), quando vinha do distrito de Larde.

O acidente ocorreu no distrito de Nampula, concretamente na zona de Kahique, um local onde está em obras de reparação uma manilha danificada ao longo da estrada que liga a cidade de Nampula ao distrito de Mogovolas, inaugurada pelo Presidente da República a 28 de Agosto de 2020. No mesmo local, segundo apurou o Ikweli já ocorreram vários acidentes, alguns dos quais fatais, e somente, muito recentemente, é que começou a sua reparação.

A viatura do governador não se embateu, mas o carro da UPAI que o escoltava embateu-se contra um camião, tendo resultado, igualmente, no ferimento de mais outros três agentes que se encontram nas enfermarias do HCN a receber cuidados, e outros 4 tiveram alta.

O acidente está sendo tratado em segredo, nenhuma entidade aceita falar do mesmo, incluindo a própria polícia.

Rodrigues Ussene, director do Gabinete do Governador de Nampula, quando contactado pelo Ikweli não se pronunciou a respeito, limitando-se a dizer que “não sei, não posso mentir. Como não estivesse lá, talvez melhor seria ouvir a polícia”.

Quem, também, não fala do assunto é a direcção do HCN. Em contacto telefónico com o Ikweli, Cachimo Mulima, director do HCN declinou falar do assunto, tanto quanto mostrou-se nervoso e submeteu-nos a assessoria de imprensa do governador.

“Vão ter com a assessoria de imprensa do Gabinete do Governador. Eles têm toda informação”, disse Mulima, desligando a chamada.

O Ikweli contactou o assessor de imprensa do governador, João Virgílio Ziveleque, atónito, mostrou-se surpreso com a informação que pretendíamos ter o posicionamento dele, ao que se limitou em dizer que não estava na viagem.

Já no fecho desta matéria, foi o próprio governador, Manuel Rodrigues, que, com a urbanidade de que lhe é característica, falou ao Ikweli do acidente. “De facto ocorreu um acidente de viação no distrito de Nampula (via Mogovolas), causado por choque entre carros, em que uma viatura pesada de mercadoria, por excesso de velocidade, colidiu com 04 viaturas, da comitiva do Governador”, disse Rodrigues em mensagem curta enviada a nossa redação.

Na mesma mensagem, o primeiro governador eleito de Nampula confirma como “consequência 02 feridos grave, 04 ligeiros, 04 danos materiais nas viaturas”. (Redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui