Mussito Júnior e Daniel Manjate suspensos do Nampulense por promoverem violência em recinto desportivo

0
84

Nampula (IKWELI) – A Associação Provincial de Futebol de Nampula (APFN), a entidade máxima que vela a modalidade rainha na mais populosa província de Moçambique, decidiu por suspender, temporariamente, os dirigentes desportivos, António Augusto Júnior (Mussito Júnior), presidente do Sporting de Nampula, bem como Daniel Manjate, Director desportivo do Clube Ferroviário de Nampula, pelo seu envolvimento em actos de violência no jogo entre Sporting de Nampula e Ferroviário de Nampula para a terceira jornada da série C do campeonato provincial.

Segundo o que reportamos na edição 913, o jogo disputado no dia 2 de Abril corrente, opondo as eternas rivais formações do Ferroviário e do Sporting, ambas da cidade de Nampula, a contar para a 3ª jornada do campeonato provincial na sua série C, não terá terminado como era o desejo da maior parte dos desportistas que acorreram massivamente ao Estádio 25 de Junho, local do confronto, porque o presidente do Sporting de Nampula empurrou ao director desportivo do Ferroviário de Nampula até cair, acto alegadamente movido em consequência de algumas decisões parciais do quarteto de arbitragem que dirigiu aquele duelo.

Entretanto, após o Ikweli publicar a matéria sobre o sucedido, a nossa equipa de reportagem foi alvo de ameaças e injúrias vindas, sobretudo do lado Sportinguista que considerou a publicação como sendo falsa e que tendia sujar o nome do Presidente dos “reis do Norte”. Aliás, por causa da mesma publicação, segundo apuramos, está em preparação um processo judiciário contra o jornal e o respectivo articulista.

No entanto, a Associação Provincial de Futebol de Nampula, no seu comunicado oficial nº 14/APFN/2022, decidiu suspender os dois intervenientes directos no cenário do último dia 2 de Abril do ano em curso, em que os amantes do desporto de Nampula descreveram-no de “vergonha total”. Em conformidade com o mesmo comunicado, a APFN disse ter se baseado em relatórios dos árbitros escalados para a referida partida, bem como do delegado ao jogo.

“Pelos factos ocorridos no jogo acima indicado, de acordo com os boletins de árbitros e do delegado ao jogo, ficam suspensos temporariamente os senhores António Augusto Júnior, Presidente do Sporting de Nampula e Daniel Manjate, Director desportivo do Clube Ferroviário de Nampula até a deliberação do Conselho de Disciplina da Associação Provincial de Futebol de Nampula”, refere o comunicado, no seu ponto número 4, sobre Justiça e Disciplina.

Segundo apuramos, a referida suspensão não veda aos indiciados de marcar sua presença nos palcos de jogos, mas que perdem o direito de sentar no banco técnico, como sucedeu no episódio de 2 de Abril.

A Associação Provincial de Futebol de Nampula puniu, também, ao Treinador-adjunto do Ferroviário de Nampula, Manuel Júnior (Payó). “Punir nos termos do nº 1 do artigo 104 do regulamento de Disciplina da FMF (Federação Moçambicana de Futebol), treinador-adjunto do Clube Ferroviário de Nampula, Senhor Manuel Júnior, com a pena de 2 jogos de suspensão e multa de 500,00Mt, por ter sido expulso no banco técnico, no jogo realizado no dia 02/04/2022 contra Sporting Clube de Nampula, referente a 3ª jornada do campeonato provincial”, indica o comunicado. (Constantino Henriques)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui