Estudantes do curso nocturno estão sem aulas na escola secundária de Nampula por falta de energia

0
119

Nampula (IKWELI) – Estudantes do curso nocturno do maior estabelecimento de ensino secundária público norte de Moçambique, a Escola Secundária de Nampula, ficaram quatro semanas sem aulas, em consequência da falta de energia eléctrica.

Segundo apurou o Ikweli, a maioria são estudantes da 12ª classe, os quais vão ser submetidos a exames no corrente ano lectivo. Estes estudantes tem as salas de aulas localizadas no segundo andar do segundo bloco da escola em alusão.

No seio dos afectados há uma indignação, e acreditam que tal situação poderá afectar a prestação deles.

“Estamos indignados com estas situações”, afirma um dos estudantes, e o seu colega comenta: “nós matriculamos porque queremos estudar e não fazer turismo”, ambos exigindo uma explicação por parte da direcção da escola que se mantem muda.

“O que me deixa mais preocupado é que nenhum pessoal desta escola está a nos esclarecer o porquê de essas salas estarem as escuras”, dizem os estudantes, tanto que temem a negatividade que a situação vai trazer no seu desempenho escolar. “Não temos aulas há cerca de duas semanas, agora quando começarem a fazer provas, nós vamos colocar o que nas folhas de respostas?”, questionou uma estudante entrevistada pelo Ikweli, a qual prossegue que “mesmo quando os professores chegam aqui nas salas, eles sozinhos ficam baralhados, porque não sabem qual é a sala que vão entrar porque onde deveriam entrar está escuro e não tem como eles darem aulas”, e as “vezes tem professores que recolhem várias turmas que estão nas escuras e juntam numa única sala”.

“Está situação é muito triste, porque se nós formos a fazer avaliações sem termos as aulas como deve ser, acredito eu que ninguém vai se sair bem nessas avaliações”, aponta uma outra fonte, acreditando que “a direcção da escola vai culpar a nós mesmos, de que não estamos a estudar”, e isso “não pode ser assim a direcção deve fazer algo, nós temos exames, como vamos ficar com todo esse tempo que não estudamos, qual será a nossa finalidade?”.

O Ikweli falou com o director da escola secundária de Nampula, Albertino Luís, na tarde desta quarta-feira, o qual garantiu que a situação já foi ultrapassada. (Hermínio Raja)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui