Nampula (IKWELI) – A transitabilidade na estrada nacional número 13 (N13) no distrito de Malema, em Nampula, encontra-se interrompida desde a tarde do último sábado (12), em consequência de um aparatoso acidente ferroviário ocorrido no posto administrativo de Mutuali.
Até ao meio dia deste domingo (13), segundo disse ao Ikweli Morchido Momade, administrador de Malema que na altura se encontrava no terreno, mais de 80 viaturas aguardavam pela abertura da via.
O acidente ferroviário envolveu um comboio da companhia Nacala Logistics e uma viatura que transportava na ocasião, pelo menos, 40 toneladas de milho com destino a cidade de Nampula.
Momade conta que “o carro vinha de Cuamba com cerca de 40 toneladas de milho. Ele encontrou carros parados a espera”, mas ignorou a sinalização e pôs-se na via, tendo resultado no acidente.
“Temos fiscais permanentes, mandaram-no parar e ele ignorou. O embate foi terrível e a viatura está totalmente danificada. De 30 a 40% da mercadoria não se aproveita, porque misturou-se com combustível”, referiu ainda o governante, explicando que a linha férrea se deslocou, afectando a 100% uma cabeça, que ficou fora da linha.
“O motorista estava embriagado e contraiu ferimentos ligeiros. Ele está sob custodia policial no momento”, anotou a nossa fonte, garantindo que “se a manobra surtir efeitos haverá transitabilidade até ao fim do dia (domingo), mas num único sentido”. (Aunício da Silva)