No dia do seu aniversário: Vahanle inaugura estrada com obras ainda por terminar

0
160

Nampula (IKWELI) – O autarca de Nampula, Paulo Vahanle, que celebrou nesta terça-feira (4) o seu aniversário natalício, acabou por se presentear com a inauguração de uma via de acesso ainda em obras.

Trata-se de 1.200 quilómetros da rua que dá acesso ao Hospital Geral de Marrere, cujas obras, em atraso de conclusão significativo, estão avaliadas em 40,500,000.00Mt (quarenta milhões e quinhentos mil meticais) e a execução está a cargo da ZAC Construções, empreitada que viu o seu outro contrato na execução das obras da segunda faixa da avenida Eduardo Mondlane cancelado.

Ainda assim, os utentes não escondem a sua satisfação, por entender que a estrada vai aliviar um sofrimento que prevalece desde o tempo colonial, sendo mais caótica na época chuvosa.

Nesta terça-feira, comentários em conversas de esquina, nos “chapa-100” e nas redes sociais, eram mesmo em torno da inauguração, sendo uns mais críticos e outros nem por isso.

Na ocasião, Vahanle disse que “o empreendimento irá dinamizar a circulação de pessoas e bens aqui na zona de Marrere, na cidade de Nampula. A circulação de viaturas, bens e munícipes destacando ambulâncias que levam doentes para o Hospital Geral de Marrere está a tornar-se cada vez mais melhor com a asfaltagem desta via. Queremos, ainda, garantir que, neste primeiro trimestre de 2022, vamos iniciar a construção da segunda fase da estrada, cujos processos estão bem encaminhados, significa que não nos falta quase nada, senão iniciarmos”.

Igualmente, o autarca não escondeu o seu desagrado com as transferências tardias de verbas por parte do governo central, mas diz que isso não o desmotivará. “Eles guardaram o fundo de investimento todo o ano, apenas trouxeram no mês Novembro, e nós já tínhamos arrancado”. Entretanto, “construir vias de acesso e melhorar serviços básicos que todos os munícipes possam beneficiar é e será, durante a nossa governação, a agenda de trabalho. É tendo em conta a este aspecto que foram construídas vias de acesso em 2021. Enquanto estivermos com vida, mostraremos como vale a nossa governação, promovendo mais projectos de construção das vias de acesso”.

Consta no plano de acção do município de Nampula a reabilitação e construção de outras vias de acesso, como a “Rua Filipe Samuel Magaia, mais conhecida por Rua das Flores, ligando a sede do partido FRELIMO na avenida Eduardo Mondlane, Rua Mártires de Mueda, a estrada que liga bairro de Mutauanha e Muatala, pavimentação da rua do antigo Matadouro municipal até a escola primária de Muatala, estrada da Mucuache, pavimentação da estrada que liga o posto de saúde de Namicopo a escola secundária Marcelino dos Santos. Abertura da estrada cabo Lourenço ligando com a estrada de Angoche, entre outros”.

“Como governo, temos vindo a realizar várias acções visando basicamente estimular o crescimento da nossa cidade, este é o nosso desafio. Hoje testemunhamos, com enorme satisfação, a entrega desta estrada, é o maior sonho tornado realidade, pois nenhum de nós imaginavam, muito menos a FRELIMO, porque para eles era um mostro de sete cabeças”, gabou-se o governante.

“O facto desta estrada de Marrere aglutinar vários beneficiários, responde a visão da nossa governação, a de aproximar cada vez mais às comunidades os serviços que podem reduzir o tempo gasto em transporte de um ponto para outro. Esta estrada concorre para transformar a zona de Marrere em uma zona referencial e um bairro moderno de padrão invejável e apetecível para morar e instalação de vários serviços. Por isso alegra-nos o facto de esta infra-estrutura termos concebido para aliviar o sofrimento dos munícipes, funcionários de várias instituições”, concluiu Paulo Vahanle. (Hermínio Raja e Redação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui