Vahanle acaba com poeira na Rua 3.309

0
66

Nampula (IKWEL) – O autarca de Nampula, Paulo Vahanle, procedeu a inauguração da rua 3.309 que liga a Estrada Nacional Número Um (EN1) ao posto administrativo autárquico de Muatala.

O acto teve palco na manhã da última segunda-feira, e a infra-estrutura compreende o troço entre a EN1 e a Escola Secundária de Muatala, numa extensão de um quilometro.

Vahanle disse que a intenção de construir, numa primeira fase, aquele troço é no sentido de aliviar o sofrimento dos utentes da escola em referência pela degradação que a mesma se apresentava, sobretudo na época chuvosa.

“Está via fazia muita falta para os alunos, principalmente para a acesso a escola, e esta zona era lamacenta nos tempos chuvosos e os alunos chegavam atrasados visto que os chapeiros não queriam fazer-se a escola alegando que não tinha uma boa via de acesso”.

As obras, segundo a edilidade, custaram aos seus cofres o total de 9.000.000,00Mt (nove milhões de meticais), por isso o autarca garantiu que “esta via faz parte de um pacote de medidas que o nosso governo estruturou para responder às preocupações dos nossos munícipes”.

Quem está satisfeito com a via são os utentes, sobretudo os operadores de táxi de mota e os alunos da Escola Secundária de Muatala.

Nelita Rosário, aluno da referida escola, disse ao Ikweli que a estrada vai ajudar na assiduidade dos alunos, por isso “é muito bom para nós e para todos residentes deste bairro, e é um bom trabalho que ele fez para nós e isso nos ajudou muito principalmente nos tempos chuvosos, mesmo nos tempos de Sol nos ajudou muito por causa da poeira, e assim continuamos sempre agradecer”.

Flora Félix mora naquela circunscrição e com a infra-estrutura respira de alívio, porque “do cruzamento para escola era muito difícil, passávamos arrasca por causa das chuvas, com as águas acumuladas, e isso criava um grande risco de sujar o uniforme antes de chegar à escola”, e que “os moto-taxistas cobravam muito carro só para sair daqui até na escola, mas com essa estrada organizada acho eu que eles vão baixar os preços dos seus serviços”.

“Essa estrada é bem-vinda, e gostaria que a estrada chegasse até ao posto administrativo”, rematou esta fonte.

Abdala Naiso, também, residente de Muatala sente-se satisfeito com a estrada, e entende que seja “uma ideia positiva, porque desde 1994 nós nunca vimos uma coisa igual, então quando vimos isso estamos a rezar para que Deus dê forças ao presidente município Paulo Vahanle, para continuar a embelezar a cidade de Nampula para estar brilhante como na Europa”.

Alpendre Rodrigues Leite, operador de táxi de mota, está feliz com a infra-estrutura e está convicto sobre as vantagens que a mesma vai trazer na zona.

“Eu gostei muito de ver essa obra a ser inaugurada, apesar de que só terminou na escola”, disse, recordando que “para levar um aluno daqui até na escola era um grande problema. Nós tínhamos de envidar esforço para que os uniformes dos mesmos não chegassem na escola com sinais de lama ou poeira”.

Jorge Vasco é outro moto-taxista feliz com a estrada, tendo em conta que “era muito difícil passar por esta estrada, pior quando caísse chuva, por causa de água que a chuva deixava e lama, também, obrigava uma pessoa a usar botas”. (Hermínio Raja)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here