Nampula vacina perto de cinco milhões de animais em 6 meses

0
88

Nampula (IKWELI) – O governo da província de Nampula, através da direcção provincial de Agricultura e Pescas, vacinou entre Março e Agosto do corrente ano o total de 4.681.953 (quatro milhões, seiscentos e oitenta e um mil, novecentos e cinquenta e três) animais contra diversas doenças.

De acordo com Ernesto Pacule, director do sector, esta acção insere-se na campanha de vacinação veterinária que decorre em toda a província, e cujo o término está previsto para os finais do corrente mês de Setembro.

Ao todo, segundo esta fonte, Nampula espera vacinar perto de outo milhões de animais, e ao que tudo indica o número será alcançado olhando para a demanda por parte dos criadores.

Os distritos de Moma, Angoche, Murrupula e Mogovolas são os que mais efectivos apresentam em termos de animais, daí a necessidade de se intensificar a campanha nestas regiões sem, no entanto, excluir as outras regiões que, também, detém números significantes de animais que devem ser vacinados.

“Em termos de adesão dos criadores nas campanhas de vacinação obrigatória tem sido positiva ao nível de todos os distritos. Nós intensificamos as nossas campanhas nos distritos com maior efectivo, mas não descartamos a ideia de que os outros distritos tenham maior efectivo”, disse ao Ikweli o director Ernesto Joel Pacule.

Desde Março do presente ano, altura em que iniciou a campanha de vacinação veterinária obrigatória em Nampula, a fonte destaca a vacinação de cerca de 6.562 (seis mil, quinhentos e sessenta e dois) animais contra a raiva, num total de 35.098 (trinta e cinco mil, noventa e oito) animais previstos na presente campanha. Nesta abordagem, a fonte deu a conhecer que ainda se está num momento propício de vacinação contra a raiva, dado que se espera alcançar a meta, com o envolvimento dos governos distritais, bem como os conselhos autárquicos da província de Nampula.

“Desde que iniciou esta campanha notamos que a maior parte dos criadores está a aderir. Exemplo disso é que, em termos de Carbúnculo emético, tínhamos um plano de 117.143 animais, sendo que neste momento estamos em 96.269 animais vacinados. Carbúnculo sintomático temos o plano de vacinar 38.657 animais, mas agora estamos com 37.352. sobre a dermatose, temos o plano de 11.717 que ainda não vacinamos, isto porque existe um período específico para se fazer”, detalhou a fonte, para depois avançar que “sobre a dermatose nodular tínhamos o plano de 9.000, mas já ultrapassamos a meta, estamos com 14.681 animais vacinados, enquanto na newscatle está prevista a vacinação de 4.413.859 e, neste momento, temos 2.851.751”.

Por outro lado, nosso interlocutor refere que o programa de fomento pecuário implementado pelo governo para aumentar o efectivo animal contribui significativamente, no número elevado de animais a serem vacinados, sobretudo, na presente campanha. (Esmeraldo Boquisse)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here