Detido o ex-director do Serviço Provincial de Identificação Civil de Nampula

0
220

Nampula (IKWELI) – Foi detido na manha desta segunda-feira (2), na cidade de Nampula, o ex-director do Serviço Provincial de Identificação Civil de Nampula, entre os anos 2019 e 2020, Orlando Avelino, indiciado da prática de actos de corrupção.

A detenção foi a mando do Gabinete Provincial de Combate a Corrupção (GPCC), e tornou-se pública através de um comunicado de imprensa que “dá a conhecer que ao abrigo do processo de instrução n°133/0301/P/GPCCN/2020, hoje, dia 02 de Agosto de 2021, segunda-feira, por volta das 9:00 horas, na cidade de Nampula, foi detido o ex-director dos Serviços Provinciais de Identificação Civil de Nampula, indiciado de desvio de fundos públicos, avaliados em 2.127.160,00Mt (dois milhões e cento e vinte e sete mil e sessenta meticais), resultantes de receitas do processo de emissão de Bilhetes de Identidade, entre os anos 2019 e 2020”.

Segundo a mesma nota de imprensa, “o facto foi denunciado pela Direcção Nacional de Identificação Civil, ao verificar que durante aqueles anos, o detido não apresentou os valores completos das receitas”.

“O detido dirigia-se pessoalmente aos Postos de Identificação Civil, a nível da cidade de Nampula e de outros distritos da província, onde solicitava a entrega dos valores da receita, alegadamente para posterior envio a Direcção Nacional de Identificação Civil. E uma vez na posse dos valores, ele subtraia uma parte e, a outra, depositava em conformidade”, explica a nota o modus operands do detido.

O GPCCN defende que a detenção é em virtude de haver o receio de fuga e perturbação da instrução do processo, e as acusações fundam-se no “abuso de cargo ou função, peculato e enriquecimento ilícito”. (Aunício da Silva)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here