Mety Gondola apela a necessidade de preservação dos oceanos

0
91

Nampula (IKWELI) – Dos 23 distritos que compõem a província de Nampula, 10 são banhados pelo oceano índico, e ontem, terça-feira (8), foi assinalado o dia mundial do oceano, com principais mensagens da necessidade da sua protecção e conservação perante a acção humana.

O distrito de Nacala-Velha, a noroeste da província de Nampula, foi o palco das celebrações naquele ponto mais populoso do país, e o Secretário de Estado, Mety Gondola, teve de se deslocar para lá e apelar a mudança de comportamento perante os oceanos e mares.

“Hoje é um dia que se marca essa celebração e para renovar o nosso compromisso na proteção do oceano e do mar, e de todos os benefícios que emergem dessa facilidade que usufruem”, disse, na praia dos namorados, Gondola, prosseguindo que neste dia “refletimos sobre o papel de cada um na proteção do mar e os benefícios que temos”, por isso, “a reflexão tem de ser, primeiro individual, sobre como temos vindo a lidar com essa questão do mar e em conjunto”, sobre os benefícios que advém deles, e ainda a questão das “mudanças climáticas, tanto em comunidade assim como de forma institucional no sentido de mantermos o que estamos a fazer melhor e desvendar o que não fazemos para melhorar a nossa actuação”.

Esta fonte governamental, está segura de que o “repovoamento de mangal é algo crucial na proteção das nossas comunidades, da nossa costa, na redução dos riscos de devastação das casas das nossas comunidades, um contributo a nossa economia com a reprodução de crustáceos”, ao que “as nossas ações não devem ser somente em datas comemorativas. Façamos com que esse comportamento seja introduzido nas comunidades. Quando nós nos fazemos as nossas praias que cuidemos do ambiente, que não tragamos garrafas, plásticos e outros objectos que depois do consumo deixamos lá. Sejamos, nós, os primeiros fiscais na actuação para com as nossas praias”.

O distrito de Nacala-Velha dispõe de 50 quilómetros banhados pelo oceano indico, e o respectivo administrador Abdurremane Selemane, está ciente da necessidade da união de esforços para a protecção do oceano. (Aunício da Silva)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here