21 Anos depois: Luciano de Castro volta a comandar a Frelimo em Nampula

0
254

Nampula (IKWELI) – Foi eleito na tarde deste sábado (15) Luciano André de Castro como novo Primeiro Secretário do partido Frelimo no maior círculo eleitoral do país, Nampula, a margem da VII ordinária do partido.

Concorria, também, para a mesma posição Emiliano Maliquela, que ficou com 58 votos, o correspondente a 47%.

Quadro da Frelimo desde a juventude, Luciano de Castro já ocupou diversos cargos no aparelho do estado, com destaque para director provincial da Educação e Cultura de Nampula, vice-ministro e Ministro para a Coordenação da Acção Ambiental.

Ao nível do partido, o eleito para além de ter ocupado a mesma posição entre 1995 a 2000, também, já foi deputado da Assembleia da República.

Luciano de Castro preenche a vacatura resultante da indicação do seu antecessor, Agostinho Trinta, para o cargo de Cônsul de Moçambique em Zanzibar, na vizinha República Unida da Tanzânia, ainda no corrente ano de 2021. Durante esta vacatura, Saíde Momade, docente da Universidade Rovuma em Nampula, fora indicado para coordenar, interinamente, o partido.

Os principais desafios de Luciano de Castro incluem a coesão das bases do partido, bem como a recuperação das principais cidades de Nampula nas próximas eleições autárquicas, agendadas para 2023. (Aunício da Silva)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui