Serviços Provinciais do Ambiente de Nampula arborizam centro de deslocados de Corrane

0
823

Nampula (IKWELI) – Os Serviços Provinciais do Ambiente (SPA) de Nampula, no norte do país, procederam ao plantio de, pelo menos, duas mil mudas de Jambirre e Chanfuta, na manhã desta quarta-feira (17), no centro de deslocados da guerra de Cabo Delgado fixado no posto administrativo de Corrane.

De acordo com o Eng. Luís Tomás Sande, director do SPA, “o que estamos a fazer é a arborização, a criação de sombras para os moradores desta área”, por isso “estamos a plantar estas espécies por serem espécies que outrora foram exploradas aqui. O solo e as condições são próprios para que essas espécies cresçam”.

Por outro lado, a fonte assegurou que no futuro serão plantadas acácias e moringas, de forma a aumentar a quantidade de árvores no local e diversificar a flora.

“Estamos a incentivar aos jovens a aderirem esta actividade para que tenham consciência que é preciso plantar para poder colher amanhã”, referiu Sande.

Por seu turno, o administrador de Meconta, Melchior Focas Situte, apontou que “este é um centro muito aberto, mesmo quando estávamos aqui a instalar as pessoas sabíamos que era um lugar aberto. Com este programa que nós temos vai dar vida o próprio meio ambiente e vai trazer sombra para essa população que aqui se encontra”.

“Com estas árvores vamos proteger essas casas de ventos fortes que tem se sentido aqui”, disse Situte, reconhecendo que “neste momento estamos com problemas de mudanças climáticas, por isso com este programa vamos arborizar e vamos mitigar os efeitos das mudanças climáticas”. (Aunício da Silva)   

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui