Adelaide Muianga é a nova “boss” da PRM em Nampula

Nampula (IKWELI) – Tomou posse na manhã de ontem, quarta-feira (27), a nova comandante provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, Adelaide Muianga, em substituição de Moisés Gueve, que dirigiu a corporação no maior círculo eleitoral do país por apenas 8 (oito) meses.

Gueve, inicialmente, veio a Nampula para comandar uma comissão de inquérito e preencher a vacatura originada pela suspensão do “bom” comandante Joaquim Sive, que viu a sua posição tremida depois de que em um evento do partido Frelimo, no estádio 25 de Junho, mais de uma dezena de cidadãos perdeu a vida, numa tragedia que até aos dias que correm ainda não foi esclarecida. Foi Filipe Nyusi, então candidato presidencial da Frelimo, que estava a orientar o comício de pedido de votos para as 6ª eleições, quando logo depois da sua saída do local, uma tragedia resultou em mortes e feridos, dentre graves e ligeiros.

Antes de passar a comandar a corporação na província mais populosa província do país, o comandante, ora exonerado, chefiava a alegada comissão de inquerito criado por Jaime Basílio Monteiro, então ministro do Interior, cujo objectivo era esclarecer o que originou a tragédia do estádio 25 de Junho.

Assim, Adelaide Muianga, que prestou juramento em cerimónia pública, presidida pelo comandante do ramo da Polícia e Ordem, do Comando Geral da Polícia da República de Moçambique, Paulo Chachine, é a segunda mulher a comandar a corporação em Nampula, depois da Arsénia Massingue.

No acto da investidura, Paulo Chachine explicou que a nomeação e o respectivo empossamento enquadram-se num processo dinâmico que consiste na mudança constante dos dirigentes em prol da melhoria das actividades na ordem, segurança e tranquilidade públicas dos moçambicanos.

A fonte exortou a nova comandante para respeitar e valorizar os recursos humanos e todos os intervenientes que encontra no comando provincial, de modo a obter sucessos no exercício das funções que lhe foram confiadas.

Defender a circulação de pessoas e bens, a ordem e segurança públicas dos moçambicanos, bem como contribuir e garantir a soberania da pátria são outros desafios deixados, por Paulo Chachine, à nova comandante da província de Nampula.

No seu adeus, Moisés Gueve, comandante cessante, aproveitou a ocasião para agradecer o envolvimento de todos os membros da corporação pela colaboração e apoio durante o exercício das suas funções.

Gueve enalteceu ainda o trabalho dos profissionais de vários órgãos de comunicação social, sediados na província de Nampula, que “de forma directa ou não, serviram como fonte de informação no combate a criminalidade no seio das comunidades”.

Por seu turno, Adelaide Muianga, a nova timoneira da Polícia em Nampula, manifestou o seu comprometimento em dirigir a corporação. Ela pediu ainda o apoio dos membros que fazem parte do seu sector nesta circunscrição geográfica de Moçambique. (Esmeraldo Boquisse)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Governador defende imparcialidade na gestão do FDEL

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

35 Supostos criminosos detidos pela polícia em Nampula 

Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique...

Estado alerta: Fundo de compensação não deve ser usado para salários dos autarcas

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img