Governação descentralizada: Figura do Secretário de Estado “ofuscou” o governador eleito

Nampula (IKWELI) – Alguns cidadãos consideram que o modelo de governação implementado no âmbito da descentralização introduzido em 2019 no país, onde os governadores passaram a ser eleitos, apresenta uma lacuna, visto que posteriormente foi criada a figura do Secretário de Estado.

No escrutínio de 15 de Outubro de 2019, pela primeira vez na história do país, os governadores das províncias passaram a ser eleitos, deixando de ser nomeados pelo Presidente da República.

Entretanto, quatro anos após a implementação do novo modelo de descentralização, alguns cidadãos entrevistados pelo Ikweli foram unânimes em afirmar existência de conflito de competências entre os governadores e os secretários de Estado, para eles, este último apenas “ofusca” o governador eleito.

As fontes consideram que figura do Secretário de Estado passou a ser uma forma encontrada pelo actual governo para manter o controlo das províncias. 

O pesquisador, André Mendoso, considera que o primeiro ciclo de governação deve ser considerado como fase experimental, visto que foi a primeira vez que os cidadãos tiveram a oportunidade de eleger seus próprios governadores, mas que, no entanto, urge a necessidade de se repensar no modelo. 

“É importante que se repense um pouco em termos de competências, falo de Secretário de Estado e governador da província para ver como é que se pode tornar esse processo de governação mais próximas do povo e os órgãos terem maior autonomia de decisão”.

Já, o pesquisador, Manuel Zacarias, apreciou positivamente o novo modelo de governação no que diz respeito a eleição dos governadores, no entanto afirma a existência de lacunas no processo, pelo facto de seguidamente indicar-se um Secretário de Estado, com isso considera tratar-se de uma “fachada”.

“A questão do governador ser eleito é muito bom, porque nós como moçambicanos passamos a ter a capacidade de eleger aquele que vai nos governar, por isso se fosse só a figura do governador na província eu diria que é um passo significativo, é um avanço para aquilo que nós queremos atingi porque a política de descentralização vem para promover esse desenvolvimento”. 

Manuel acrescentou haver fragilidades no processo, visto que a essência de participação governativa fica em causa uma vez que se elege um governador, mas o comando é ditado pelo nomeado.

“Isso acaba sendo uma fantochada, pois leva a que haja uma fragilidade, não há como diferenciar esses dois, porque estamos a eleger o nosso governador, mas quem vai dirigir o nosso rumo depois é o Secretário de Estado que foi nomeado”.

Por sua vez, Alexandre João, estudante de Filosofia, avançou que o modelo anterior não ostentava vantagens para o povo e com a nova política passaram a ter oportunidade de eleger a pessoa certa para governar nas províncias, entretanto, igualmente considera haver uma falha com a criação do Secretário de Estado. 

Importa referir que este ano, os eleitores irão as urnas para eleger pela segunda vez a figura de governadores que entraram para o segundo ciclo de governação descentralizada. 

Vale lembrar que o modelo de descentralização foi aprovado em Abril de 2019, pela Assembleia da República, após meses de negociações entre Filipe Nyusi e o falecido líder do partido Renamo, Afonso Dhlakama. (Ângela Fonseca)

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