Huawei capacita funcionários moçambicanos em TICs

Maputo (IKWELI) – Pelos 150 funcionários de públicos, afectos a ministérios moçambicanos, estão sendo treinados pela Huawei em matéria de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC).

O treinamento está sendo ministrado online, e tem a duração de 5 dias, sendo fornecido pela Huawei Mozambique, organizado pela Huawei Mozambique e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP).

Um comunicado de imprensa referente enviado a nossa redacção aponta que “o primeiro lote de funcionários públicos fez cursos relacionado com Big Data Cutting-Edge Technology and Trends Training, Information Security Basics and Security Awareness Training, AI Cutting-Edge Technology and Trends Training, 5G Basic Principle Training e Cloud Computing Basis and Technology Training”.

Durante a cerimónia de abertura do treinamento, Gabriel Salimo, ministro moçambicano da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, disse que “sinto satisfação e apreço pelo lançamento deste programa de formação. Felicito a INAGE e Huawei que investem na melhoria da capacidade de implementação e utilização das TICs. Que mesmo apesar do desafio da língua dedica e emprenha esforços para que existam oportunidades de capacitação. Esperamos que após esta formação os formandos terão a capacidade de melhorar na prestação de serviços público de qualidade, principalmente nesta pandemia. Assim como contribuir para criação de nova forma de trabalho, criação de tele emprego (teletrabalho) e criação de soluções na escala nacional”.

Por outro lado, a fonte agradeceu “a Huawei, que tem sido um parceiro e apoiado com doações de sistema de vídeo conferencia, aparelhos de medição de temperatura e outro material na ajuda de prevenção da covid e de saúde neste tempo de pandemia. Esperamos que a atenção e conhecimento tenham resultados positivos”.

Por seu turno, Terrens Wu, CEO da Huawei Mozambique, disse “A ICT é, actualmente, capaz de fornecer soluções tecnológicas avançadas para atender às várias necessidades das sociedades. Demonstrou-se que o investimento em TIC tem impactos directos tanto no crescimento económico quanto na criação de empregos. De acordo com o Relatório de Conectividade Global da Huawei, um aumento de 20% no investimento em TIC pode gerar um crescimento de 1% no PIB. A indústria de TIC cresceu ao longo dos anos a uma taxa mais alta do que a média da economia mundial”.

“A Huawei está trabalhando em Moçambique há 20 anos. Nossa missão é levar o mundo digital para cada pessoa, cada casa e cada organização, para construir um mundo totalmente conectado e inteligente”, concluiu Terrens Wu. (Redação)

Hot this week

Pelo menos 60 pessoas vão ser submetidos a cirurgia de correção de estrabismo no HCN 

Nampula (IKWELI) – Pelo menos 60 pessoas, vivendo com...

Amontoado de lixo coloca em risco população de Mutauanha 

Nampula (IKWELI) – Os moradores do bairro de Mutauanha,...

Bispos caminham com a juventude na 131ª Assembleia da CEM

Maputo (IKWELI) – Os bispos Católicos de Moçambique estão...

Maputo acolhe jovens católicos de todo o país para a III JNJ

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo, capital de...

Governador de Nampula e parceiros de cooperação discutem regresso de famílias deslocadas à Memba

Alua (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Topics

Amontoado de lixo coloca em risco população de Mutauanha 

Nampula (IKWELI) – Os moradores do bairro de Mutauanha,...

Bispos caminham com a juventude na 131ª Assembleia da CEM

Maputo (IKWELI) – Os bispos Católicos de Moçambique estão...

Maputo acolhe jovens católicos de todo o país para a III JNJ

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo, capital de...

Governador de Nampula acena retorno à Chipene e Mazua

Mazua (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Secretário de Estado do Vaticano vem a Maputo

Maputo (IKWELI) - O Secretário de Estado do Vaticano,...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img