
Nampula (IKWELI) – O conselho municipal da cidade de Nampula iniciou, nesta terça-feira (17), com os trabalhos de intervenção de emergência da estrada que dá acesso a zona mais conhecida por Campo dos Macondes, unidade comunal Marien Ngouabi, no bairro de Namutequeliua.
A rodovia encontra-se em avançado estado de degradação, ameaçando, inclusive o seu corte, devido a erosão que se faz sentir na zona, aliada a falta de manutenção.
Devido às péssimas condições de transitabilidade, dois acidentes foram registados na mesma rodovia, este ano. Trata-se de um transporte de passageiros e uma viatura ligeira que despistaram e capotaram no local, o que acelerou o pânico nos moradores.
Como forma de aliviar o sofrimento dos utentes da via, as autoridades municipais iniciaram com as actividades de intervenção de emergência, com recurso de sacos com areia.
“Estamos a trabalhar no âmbito de emergência. A via em si já vem com problemas anteriores, neste momento estamos a fazer intervenção pontual no local crítico. Este ponto que estamos a fazer intervenção era crítico e poderia criar o corte de estrada. Então, para evitarmos o corte de estrada estamos a criar condições para estabelecer o trânsito, só nesta via, por causa da emergência. É difícil fazer estrada a chover, mas neste momento estamos a criar condições mínimas em tempos críticos. Mas, depois das chuvas terminarem, aí podemos fazer uma manutenção mais pontual, mais robusta para ver se restabelecemos toda via já em condições perfeitas”, disse Mustafa Age Amisse, vereador de Manutenção e Obras no Conselho Municipal da cidade de Nampula.
“Futuramente, vamos fazer melhoramento localizado, vamos fazer valas de drenagem e vamos fazer uma estrada em condições. Este é um trabalho de emergência e, neste momento, não temos custos por revelar, porque é um trabalho que acontece por causa de trabalho de emergência. Depois iremos contabilizar aqueles que são os custos. Importa salientar que é um trabalho que está a ser feito pelo Conselho Municipal, não é um trabalho adjudicado a uma empresa. Portanto, nós é que estamos a fazer como administração própria do Conselho Municipal, com nossos meios, com nossos colegas funcionários, estamos todos aqui empenhados para ver se minimizamos o problema”, precisou o vereador.
Os munícipes louvam a iniciativa, mas instam às autoridades municipais a fazer trabalhos que dignificam aos munícipes utentes daquela via de acesso.
“Esta é uma situação antiga, não é nova. A situação é preocupante e já tem barbas brancas. Para nós, como munícipes, o que gostaríamos de pedir ao Conselho Municipal, é que isto que estão a fazer aqui não é viável, eu não sei que tipo de engenharia está a se fazer, e acreditamos que assim que chover de novo, aquilo vai desaparecer de novo. Então, o que gostaria de pedir é que o governo arranje mecanismos para resolver isto da melhor maneira possível. Colocar uma vala de drenagem aqui, porque o que fez degradar a estrada é por não ter vala de drenagem”, disse
“Do terminal até no campo a situação não está nada boa. Até amortecedores das nossas viaturas, toda hora estamos nas oficinas. Então, estamos a pedir uma intervenção mais rápida para podemos nos aguentar. O trabalho que estão a fazer aqui, pelo menos para mim é bem-vindo. Depois podiam alcatroar a estrada a partir do terminal até sobressair no clube 5, seria mais viável”, referiu Estano António, transportador de passageiro que opera na mesma rota. (Constantino Henriques)





