UniRovuma precisa de espaço físico para montar laboratórios de ponta

Nampula (IKWELI) – O reitor da Universidade Rovuma (UniRovuma), em Nampula, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos, revelou que a instituição que dirige dispõe de equipamentos laboratoriais avaliados em cerca de 600 milhões de meticais, mas enfrenta falta de espaço físico para a montagem do mesmo.

O reitor da UniRovuma disse que a situação da falta de espaço físico deixa a “desejar”, dada a importância do uso atempadamente daquele material.

“Nós tínhamos dito que tínhamos um investimento muito grande e os contentores com laboratório de engenharia mecânica, de várias áreas da mecânica, várias áreas de engenharia elétrica, engenharia civil também, às suas várias áreas, estão a chegar. São, na realidade, oito contentores de quarenta pés em materiais de laboratório, num investimento só de projectos que submetemos ao nível nacional e internacional. Conseguimos ganhar com vários parceiros, estimado em 600 milhões de meticais. Neste momento, já recebemos seis dos oito contentores de quarenta pés.”

Brito explicou que, por falta de espaço físico, depois de receber os seis contentores, a universidade teve de desocupar nove salas de aulas para alocar parte do material.

“E queremos desde já pedir o apoio à sociedade civil, ao empresariado, a todos os outros actores que possam ajudar para que tenhamos algum fundo e construam connosco pavilhões. Temos planta para podermos montar lá os laboratórios.  Porque os contentores com equipamentos já vieram, já descarregaram. Estão a chegar contentores para completar, um vem da Alemanha e outro terá que vir, em princípio, da Índia. Então, estamos à espera desses dois contentores de quarenta pés que faltam. É preciso que tenhamos um espaço físico onde esse equipamento todo deve ser montado e nós estamos a nos deparar, neste momento, com falta de espaço físico para montar. Há instituições que têm espaço físico, mas não têm equipamento para montar. Nós conseguimos, com o nosso corpo docente e com todo esforço que estamos a fazer, o equipamento, mas não conseguimos o espaço físico.”

O reitor acrescentou que a falta de espaço físico está associada ao cancelamento do orçamento do Estado destinado às universidades, sobretudo na componente de construção.

“Porque nos últimos anos isso é sabido: o Orçamento do Estado prevê a rubrica de investimento, não prevê a rubrica de construção. Não está a se dar esse orçamento. Então, nós temos esse equipamento e não temos onde montar. Temos esses laboratórios e não temos onde montar. Neste momento, deixamos arrumados.”

Outra preocupação apontada pela reitoria é o défice de salas de aulas, situação que também afecta o funcionamento normal da instituição.

“Temos défice de salas de aula. Estamos a precisar de salas de aulas para poder iniciar o ano lectivo na paz e na tranquilidade, mas não temos. Onde guardar esse material também não podemos estar ao relento. Não poderíamos desperdiçar, porque os docentes fizeram muito esforço nos últimos quatro, três anos, a concorrerem projectos nacionais e internacionais, e parceiros que responderam cabalmente, como o Banco Mundial.”

Com a chegada dos outros contentores restantes, a UniRovuma teme que o equipamento continue armazenado por tempo indeterminado, comprometendo o seu uso para a formação prática dos estudantes. (Malito João)

Hot this week

Dia dos Namorados deixou “mágoas” entre mulheres em Nampula

Nampula (IKWELI) – Algumas mulheres da cidade de Nampula...

Estrada do campo dos macondes em intervenção de emergência

Nampula (IKWELI) – O conselho municipal da cidade de...

Venda clandestina de combustíveis provoca incêndio que fere duas irmãs em Namiteca

Nampula (IKWELI) – Duas raparigas, uma de 16 anos...

Funerais de vítimas de cólera tornam-se em focos de contaminação da doença em Nampula 

Nampula (IKWELI) - A Directora Provincial de Saúde (DPS),...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img