Nipepe (IKWELI) – O Presidente da República (PR), Daniel Chapo, inaugurou, nesta sexta-feira (30), a fábrica de processamento de grafite no distrito de Nipepe, província do Niassa, uma unidade que poderá gerar 2 mil empregos, sendo que actualmente 890 pessoas locais estão empregadas, de um total de 1090 trabalhadores efectivos existente.
De capitais chineses, a referida fábrica da DH Mining Prossecing co, Limitada tem uma capacidade instalada para produzir 200 mil toneladas de grafite ao ano, num investimento de 200 milhões de dólares norte americanos.
A governadora do Niassa, Elina Massengele, disse, na sua intervenção que deseja que seja instalada uma fábrica de transformação do grafite, sobretudo no fabrico de baterias, pois “assim poderíamos sentir o impacto real desta fábrica, que para além de estar a criar empregos, está a galvanizar a economia do distrito e da nossa província.”
Wu Tao, Presidente do Conselho de Administração (PCA) da DH Grafite Processing Mining Co, Limitada, referiu que o seu grupo opera em Moçambique há 20 anos no sector mineiro e tiveram investimentos de sucesso.
O PR disse, na ocasião que “estamos a inaugurar a primeira fábrica de processamento de grafite na República de Moçambique,” e espera que o investimento traduza-se na melhoria das condições de vida da população local.
Segundo disse Chapo, o país passa por momentos difíceis, mas que mesmo com essas adversidades deve trabalhar-se para o bem-estar da população.
“A implantação da Fábrica de Processamento de Grafite na Povoação de Muichi, no Distrito de Nipepe, na Província do Niassa, sinaliza a aposta de Moçambique em garantir, sempre que possível, a exploração dos nossos recursos naturais nos locais da sua ocorrência, com o que se maximiza o seu potencial”, disse o estadista. (Aunício da Silva, em Nipepe)





