Maputo (IKWELI) – O Presidente da República, Daniel Chapo, dirige esta quinta-feira (29), em Afungi, no distrito de Palma, na província de Cabo Delgado, o relançamento do Projecto ‘Mozambique LNG’, liderado pela francesa TotalEnergies, ao cabo de cerca de cinco anos de paralisação.
A retoma do referido projecto, em evento a contar com a presença do Presidente Executivo da TotalEnergies, Patrick Pouyanné, representa um significativo marco para a economianacional e reafirma a confiança dos parceiros internacionais no potencial energético, institucional e humano de Moçambique.
A retoma do projecto terá um impacto directo e significativo na criação de emprego, tanto na fase de construção como na de operação, dinamizando o mercado de trabalho nacional e promovendo a capacitação da mão-de-obra moçambicana.
O Chefe do Estado referiu que o reinício do Projecto ‘Mozambique LNG’ abre novas e relevantes oportunidades de negócio para as micro, pequenas e médias empresas, reforçando o conteúdo local, a inclusão económica e o desenvolvimento de cadeias de valor nacionais.
“Um dos pilares centrais deste projecto é o benefício directo para as comunidades locais, tanto em terra firme como nas ilhas, através da sua integração efectiva na cadeia de fornecimento de bens e serviços produzidos localmente”, sublinhou o Presidente Chapo.
Adicionalmente, a retoma do Projecto ‘Mozambique LNG’ irá contribuir sobremaneira para o aumento de rendimento, criação de actividades económicas sustentáveis, programas de formação e capacitação técnica e empresarial, bem como o fortalecimento das economias locais, contribuindo para a melhoria gradual e consistente das condições de vida das populações.Do ponto de vista macroeconómico e estratégico, o Projecto ‘Mozambique LNG’ impulsionará, de forma decisiva, o Investimento Directo Estrangeiro, reforçando a estabilidade económica e criando bases sólidas para o crescimento sustentável.
Simultaneamente, consolida o posicionamento de Moçambique como um hub energético regional e reafirma o País como um actor credível e relevante no mercado global de Gás Natural Liquefeito, reforçando a sua posição geoestratégica e o seu
papel na segurança energética mundial. (Redação)






