Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula recolheu para as celas da 8ª Esquadra um membro do policiamento comunitário do bairro de Natikiri, nos arredores da capital provincial, indiciando-o de colaborar com malfeitores, sobretudo ladrões de telefones celulares.
O detido, também, colaborava, como informante, para a polícia, há, pelo menos, 15 anos, actuando nos bairros de Napipine e Natikiri.
“Na verdade, eu falhei, não sei o que me deu na cabeça,” disse o indiciado quando exibido à imprensa pela corporação na terça-feira (20), prosseguindo que “eu estou há 15 anos a colaborar com a Polícia da República de Moçambique, na proteção da população nos bairros de Natikiri e Napipine, os colegas que me levaram para aqui na esquadra eles só podem ser novatos, isto porque não me conhecem que eu trabalho com eles.”
Por sua vez, a porta-voz da PRM em Nampula, Rosa Nilza Chaúque, não assume que foram enganados por mais de uma década e meia, pelo polícia-ladrão e diz que há trabalhos que estão sendo feitos para averiguar há quanto tempo o indivíduo está envolvido em tais actos.
“É de lamentar este tipo de comportamento uma vez que vem colaborando com a polícia há anos, acreditamos que vários casos criminais foram esclarecidos através dos mesmos. A informação dos gatunos, estamos a trabalhar no sentido de eliminar aqueles infiltrados da polícia comunitária para garantir que todos casos criminais sejam esclarecidos,” frisou Chaúque.
No mesmo local, a polícia apresentou vários indivíduos envolvidos em actos criminais, em vários pontos da cidade de Nampula.
Em destaque, um indivíduo que realiza serviços de moto-táxi no bairro de Muahivire, na zona 22 de Agosto, acusado de roubar vários bens domésticos depois de acompanhar, um cliente, desde casa até uma paragem.
“Depois da sua cliente apanhar um transporte para viajar, o moto-taxista aproveitou-se da situação e chamou seus comparsas, invadiram a residência e roubaram televisor plasma, camas, geleiras entre outros bens,” concluiu Rosa Chaúque. (Hermínio Raja)






