“Namicopo” vai dinamizar o combate à desnutrição crónica na província de Nampula

0
396

Namicopo (IKWELI) – Namicopo é o nome com que ficou baptizado um camião de cozinha móvel, adquirido pelo governo moçambicano e parceiros, com objectivo de fazer demonstrações, nas comunidades, as instruções sobre culinária no contexto de redução de índices de desnutrição crónica na província.

A entrega do referido camião de cozinha móvel foi oficialmente entregue nesta terça-feira (23) pela Secretária Executiva do Secretariado Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional (SETSAN), Judite Mussacula, ao Conselho Executivo Provincial de Nampula.

Judite Mussacula acredita que com a viatura e o envolvimento activo de diferentes actores, será possível o país atingir a fasquia de zero casos desnutrição crónica, em que nos dias actuais ronda em 37% de taxa de desnutrição crónica em crianças com menos de 5 anos de idade.

“A tecnologia apresentada nesta viatura cozinha móvel reveste-se de uma característica peculiar, pois a partir desta viatura pode-se realizar demonstrações culinárias e projecção de vídeos e imagens sobre a segurança alimentar e nutricional”, disse Judite Mussacula, que acredita que o Conselho Executivo Provincial fará o melhor uso da cozinha móvel.

O governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, é quem baptizou o camião de cozinha móvel pelo nome de Namicopo, em homenagem ao mais populoso bairro de Namicopo, cidade de Nampula.

No seu discurso de ocasião, Eduardo Mariamo Abdula disse acreditar que o móvel vai contribuir positivamente na educação nutricional que o governo provincial tem levado a cabo.

“É nesse espírito em que saudamos a entrada da viatura cozinha móvel na província de Nampula. A sua entrega pelo Secretário Técnico de Segurança Alimentar e Nutricional, ao governo da província, constitui um contributo concreto e muito bem-vindo para os esforços na educação nutricional e na educação cívica junto das nossas comunidades”, referiu o governador de Nampula.

“Esta viatura é mais que um meio de transporte, é uma ferramenta prática e aprendizagem que permitirá levar as populações os conhecimentos simples e úteis, sobre alimentação saudável e valorização dos produtos locais e boa prática de higiene, em especial atenção às crianças, mulheres grávidas e as mulheres lactentes”, acredita Eduardo Mariamo Abdula, chefe do Conselho Executivo Provincial de Nampula.

Segundo garantiu o governador de Nampula, a vila de Ribáuè será o local da primeira demonstração de culinária, a partir daquela viatura, evento que poderá acontecer nos próximos tempos. (Constantino Henriques)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui