Motivado pelas novas chuteiras: FC Ribáuè dificulta ao Sporting de Nampula, mas perde no apagar das luzes

0
412

Nampula (IKWELI) – A partida entre o Sporting de Nampula e o Futebol Clube de Ribáuè, a contar para a 6ª jornada do campeonato nacional de futebol da segunda divisão, fase provincial de Nampula, ou simplesmente nampulense da presente edição, finalmente, já foi realizada no dia e local inicialmente previsto, após ameaças dos atletas da Ribáuè em sabotar o confronto.

Recorde-se, os jogadores do Futebol Clube de Ribáuè ameaçaram, através de um vídeo posto a circular nas redes sociais, de não viajar a cidade de Nampula para realizar o jogo diante do Sporting local por alegadas péssimas condições das suas chuteiras. Eles exigiam chuteiras dignas para a prática do futebol.

A viagem da equipa de Ribáuè só foi possível após uma pronta intervenção do cabeça-de-lista da Frelimo e candidato a governador da província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, que apoiou a equipas com novas chuteiras, mostrando, assim, seu comprometimento com o desenvolvimento do desporto naquela parcela moçambicana.

Com novo equipamento, os pupilos do mister Horasto Tomás tudo fizeram para saírem de Namutequeliua com bom resultado que pudesse simbolizar gratidão pela oferta. Essa postura iniciou mesmo no apito iniciar fixando uma defesa que anulou por completo as ofensivas do Sporting de Nampula, tendo forçado o término da etapa inicial com nulo no marcador.

Na segunda metade do jogo, Ribáuè voltou ainda mais destemido perante um dos gigantes do futebol nampulense que nesta parte de jogo não teve argumentos para fazer dançar as malhas do guarda-redes Benlatino, para além da notável falta de comunhão entre os atletas.

A valentia de Ribáuè, respondendo a máxima de futebol que quem não marca arrisca a sofrer, protagonizou um ataque em que ao penetrar na grande área um dos seus avançados foi importunado e o árbitro assinalou o castigo máximo. Chamado a cobrar, Ofélio, capitão da equipa, fez o 0-1, para a tristeza dos amantes dos reis do norte.

O resultado desfavorável obrigou ao mister Sebastião Sitói a avançar com algumas mexidas imediatas no seu xadrez. Foi com essa visão pontual que o Sporting de Nampula acordou e passou a praticar um futebol que fez renascer esperança dos seus seguidores. Os dois golos dos leões foram marcados por Nelson, uma das recentes contratações do Sporting.

Apesar da derrota, Horasto Tomás, treinador do Futebol Clube de Ribáuè disse ter ficado satisfeito pela exibição dos seus jogadores. Ele agradeceu a oferta das chuteiras, destacando ser uma das razões da maior entrega dos atletas.

“Aproveito, nesta entrevista, para agradecer a pessoa que nos deu apoio, mais uma vez, vamos continuar a trabalhar melhor. Como viram os miúdos tentaram agradecer da melhor forma exibindo aquilo que eles tinham aprendido dia-após-dia nos treinos”, disse Horasto Tomás, prosseguindo que, “temos informação de que quem nos deu é o camarada cabeça-de-lista a governador da província de Nampula. O nosso muito obrigado, camarada”.

“É muito bom quando é para ajudar os jovens, o futebol é para ajudar os talentos, hoje o futebol é emprego, também, para alguns jovens, para além de que acomoda as pessoas a saírem de mais vícios, então, o nosso muito obrigado e esperamos também que venha mais gestos, mais material, como viram os miúdos, é uma equipa muito nova essa porque toda espinha dorsal do ano passado está destruída, estamos a tentar construir uma nova equipa com jovens locais, então com esses apoios que chegam é muito bom porque os jovens estão a tentar sonhar para serem grande jogadores”, entende o jovem treinador.

Para nos próximos jogos, o mister garante trabalhar a equipa para obtenção de bons resultados desportivos. “Vamos continuar a trabalhar, é difícil assim, porque são quatro derrotas consecutivas, duas fora e duas em casa. Vamos ver o que está se passar connosco mesmo para tentar para ver se podemos melhorar nos próximos tempos. Como viram os miúdos, é uma equipa muito nova porque toda espinha torçal do ano passado está destruída, estamos a tentar construir uma nova equipa com jovens locais, então com esses apoios que chegam é muito bom porque os jovens estão a tentar sonhar para serem grande jogadores”, precisou o técnico.

Apesar da vitória, o treinador do Sporting de Nampula, Sebastião Sitói, mostrou-se agastado pela exibição da equipa. “Feliz não estou por aquilo que fizemos no jogo de hoje, porque tornamos o fácil no difícil porque nós tivemos uma entrada boa na primeira parte. Tivemos oito ocasiões claríssimas de fazermos o golo. Na segunda parte entramos a organizar o nosso futebol e na única vez que o adversário chegou na nossa baliza e eles marcaram”, disse.

“Conseguimos virar o resultado, sim, mas a segunda parte não foi um jogo com mais qualidade que nós esperávamos, por isso não estou feliz por isso. No jogo de futebol nós temos que criar oportunidades e concretizarmos, senão acabamos sofrendo, acabamos nos apertando um pouco mais na tabela classificativa. Nós estamos na posição em que estamos por culpa própria, mas é um trabalho que vamos continuar a fazer para vermos se podemos concretizarmos em golos as oportunidades que criamos”, anotou o timoneiro do plantel do Sporting de Nampula.

Com este resultado, o Sporting de Nampula soma agira 9 pontos na segunda posição da tabela classificativa da série B, a medida que o Futebol Clube de Ribáuè continua com os anteriores 4 pontos, na sétima posição.

Outros jogos racializados na última quarta-feira forneceram os seguintes resultados: União Desportiva de Mogovolas 1-0 Futebol Clube Águia Azul de Nampula, Sporting de Memba 0-4 Muhipiti Futebol Clube, Ferroviário de Nacala 6-0 Futebol Clube de Memba.  (Constantino Henriques)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui