Nampula (IKWELI) – Pelo menos 23 transportadores semicolectivos de passageiros, também conhecidos por “chapa-100”, na cidade de Nampula, foram apreendidos pela edilidade local, acusados de encurtamento de rotas, falta de licença e aplicação de tarifas não apropriadas.
Salimo Assane, comandante da Polícia Municipal e de Fiscalização da cidade de Nampula, explicou a imprensa que as viaturas foram apreendidas na terça-feira (4), reconhecendo que estas práticas prejudicam “os munícipes, com a aplicação de tarifas não aprovadas pelo conselho municipal, péssimas condições das próprias viaturas.”
Na ocasião, o comandante apelou a denúncia por parte das vítimas dessas práticas.
O Ikweli entrevistou alguns motoristas envolvidos, os quais dizem-se agastados com a aplicação de multas pelo município.
“Meu carro está há 20 dias no comando da polícia municipal, porque fui interpelado através do encurtamento de rota no mês passado, e nós tentamos correr com as receitas, e o carro precisa de manutenção, agora se estamos a prejudicar os passageiros não nos interessa. O valor [que cobram] é muito baixo.” (Virgínia Emília)






