Nampula (IKWELI) – Os médicos da maior unidade sanitária da região norte do país, Hospital Central de Nampula (HCN), anunciaram, através de uma nota enviada a imprensa, que a partir de hoje, 01 de Novembro, só irão prestar serviços no horário ordinário, escusando-se assim de turnos, entre outras modalidades de trabalho fora do horário das 07 às 15:30.
“Assim sendo, a partir de 01 de Novembro de 2025. A actividade laboral dos médicos do Hospital Central de Nampula circunscrever-se-á, em absoluto, ao horário ordinário da Função Pública, compreendido entre as 07h30 e as 1Sh30, de segunda a sexta-feira, em estrita conformidade como Decreto n° 28/2022 (REGFAE). Cumpre ainda sublinhar que os médicos até então vinculados ao regime de trabalho extraordinário não mais se sujeitarão ao sistema de turnos, dado que este igualmente integra um conjunto de encargos que o Governo, de modo reiterado e injustificável, se absteve de remunerar, não obstante a sua contínua imposição,” refere o comunicado.
Os profissionais, consideraram ainda que não mais irão cobrar os valores correspondentes as horas extraordinárias dos anos 2024/25. “Doravante, não mais procederemos a cobrança dos pagamentos atinentes ao labor extraordinário, sejam eles relactivos ao exercício económico de 2024 ou ao corrente ano de 2025, porquanto se encontra amplamente demonstrado que tal direito foi reiterado e gravemente vilipendiado. O silêncio estatal, prolongado e calculado, converteu-se em autêntico instrumento de exploração laboral, incompatível com os princípios mais elementares de justiça, probidade administrativa e respeito pela dignidade da pessoa humana,” referiu.
Em conversa com a imprensa, um dos médicos afirmou que o caso já foi submetido ao Secretário de Estado e Governador da província, e o Ikweli sabe que na manhã deste sábado houve um encontro a portas fechadas com o Secretário de Estado na província, Plácido Pereira. (Felismina Maposse)






