Home ACTUALIDADE Para o cabeça-de-lista do AMUSI: Mutholo é uma zona rica, mas empobrecida...

Para o cabeça-de-lista do AMUSI: Mutholo é uma zona rica, mas empobrecida pelo governo  

0
100

Nampula IKWELI) – O cabeça-de-lista do AMUSI e candidato a governador de Nampula, Santos Almeida, escalou nesta terça-feira (3), décimo dia da campanha eleitoral, a localidade de Mutholo, posto administrativo de Namaita, distrito de Rapale para pedir voto aos residentes locais.

A localidade de Mutholo está situada a cerca de 20 quilómetros da Estrada Nacional número um (N1), mas a população local não tem acesso a energia eléctrica da rede nacional, funcionamento em tempo parcial do posto de saúde local, falta de policiamento, falta de mercado condigno, falta de escola secundária, entre outras necessidades.

Para Santos Almeida Mutholo é uma circunscrição rica, mas está sendo empobrecida pelas autoridades governamentais. O cabeça-de-lista do AMUSI justifica sua posição pelo facto de Mutholo possuir um relevo favorável para atrair os turistas.

Trata-se de uma zona rodeada de montanhas e algumas baixas, por isso, criando condições favoráveis das vias de acesso iria acelerar crescimento da região.

Em Mutholo existem quatro edifícios que na era colonial funcionavam como lojas, mas que actualmente encontram-se totalmente abandonados em avançado estado de degradação. O desejo de Santos Almeida é reabilitar aqueles edifícios para servir os propósitos pelos quais foram edificados, o que iria reduzir a distância percorrida para se ter acesso aos produtos de primeira necessidade.

Mesmo pela localização da zona, Santos Almeida sonha Mutholo numa autêntica vila que, até, pode concorrer para uma das grandes cidades da província, com a criação de ruas e avenidas, construção de campos desportivos, construção de uma barragem para abastecer a zona, para além da electrificação.

“Experimentem, se o AMUSI ganhar e eu for governador desta província, irão ver maravilhas aqui. Mutholo é uma zona bonita para o desenvolvimento do turismo. Vejam essas montanhas, é preciso traçar políticas para atrair o turismo para aqui, tem pessoas que gostam este tipo de locais para seus tempos de lazer”, disse Santos Almeida.

“Se vencermos as eleições vocês irão dizer que, na verdade, estávamos a dormir quando votávamos outros partidos. O AMUSI vai trabalhar para o vosso desenvolvimento. Vamos reconstruir estes edifícios arruinados para vocês passarem a comprar o açúcar aqui, não precisarem de percorrer longas distâncias para comprarem sal. Isso é possível, acreditem”, referiu o cabeça-de-lista do AMUSI. (Constantino Henriques)