Nampula: Mulheres começam a arrepender-se por quererem ser “claras à força”

Nampula (IKWELI) – Várias mulheres na cidade de Nampula que recorreram ao uso de produtos clareadores para agradar aos homens e sentirem-se mais valorizadas hoje lamentam a decisão. 

Depois de alterarem significativamente a cor natural da pele, muitas enfrentam problemas de saúde e arrependem-se de ter cedido à pressão social que associa a pele clara à beleza e aceitação.

Para quem observa à distância, muitas dessas mulheres parecem ser naturalmente de pele clara, o que leva alguns a pensarem que se trata de uma nova geração de mulatas. 

No entanto, a realidade é que boa parte delas recorre a produtos químicos para alterar ou manter a cor da pele.

Num trabalho de campo realizado pelo Ikweli, várias mulheres admitiram usar clareadores por acreditarem que a pele clara é mais apreciada pelos homens. “Os homens estão a preferir mulheres claras”, afirmaram algumas delas, justificando a busca por alternativas que as façam sentir mais valorizadas.

Entretanto, há quem negue o uso, mesmo apresentando sinais visíveis de despigmentação. Muitas insistem que o tom da sua pele é natural, apesar das evidências em contrário.

Outrossim especialistas alertam que o uso de clareadores pode causar sérios problemas de saúde, incluindo irritações, manchas permanentes e doenças dermatológicas graves. As autoridades sanitárias recomendam cautela e desaconselham o uso desses produtos sem orientação médica.

Marcelo Banquimane, médico dermatologista do Hospital Central de Nampula (HCN), explica que o perigo está na presença de corticosteroides, substâncias que interferem directamente no funcionamento hormonal do corpo.

“Como sabemos, o crescimento de um bebé, entre outras funções vitais, depende das hormonas. O que acontece é que as pessoas usam corticosteroides de forma desajustada, seja por aplicação tópica ou oral, e acabam por sofrer consequências sérias. Já devem ter ouvido falar de produtos como skderm ou prednisolona. Infelizmente, estão à venda livremente, o que não deveria acontecer”, alertou o especialista.

Segundo Banquimane, os efeitos colaterais podem ser devastadores. “A pessoa até pode ver a pele mais clara, mas com o tempo ela fica fina e os vasos sanguíneos tornam-se visíveis. Surgem borbulhas no rosto, o que chamamos de acne induzida. Além disso, esses medicamentos são absorvidos pelo corpo, provocando diabetes e afetando o crescimento das crianças, pois o desenvolvimento dos ossos depende das hormonas”, explicou.

O dermatologista adiantou ainda que, em crianças, o uso desses produtos pode fragilizar os ossos e, em adultos, sobretudo idosos, provoca descalcificação, deixando-os vulneráveis a fraturas “uma simples queda pode levar à quebra de um osso, porque o corpo já está enfraquecido. Portanto, esses clareadores não devem ser usados sem prescrição médica”, reforçou.

Banquimane aproveitou para fazer um apelo à valorização da identidade africana “Se Deus nos fez negros, não vejo razão para alguém querer ser branco à força. A pele negra é uma das mais bonitas do mundo. Não há motivo para mudar esse cenário”, afirmou.

O médico concluiu com um alerta grave.de o uso prolongado desses produtos pode causar o chamado síndrome de Cushing, caracterizado por inchaço e retenção de líquidos.

“A pessoa fica com o corpo inchado, o sistema imunitário enfraquece e as infeções de pele tornam-se frequentes. É quase como viver com imunodepressão. Por isso, é fundamental evitar o uso indiscriminado desses produtos”, finalizou. (Malito João)

Hot this week

Nampula: Frelimo junta-se ao apelo do governador para apoiar deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – O partido Frelimo, na província de...

Giquira “arruma” cerca de mil próteses para munícipes que necessitem

Nampula (IKWELI) – Pela primeira vez, o conselho municipal...

UniRovuma aperta o cerco à corrupção académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) está a...

Escola secundária de Napipine solicita FDS para garantir segurança durante a realização dos exames finais

Nampula (IKWELI) – O director da escola secundária de...

UniRovuma cria sala modelo para reforçar produção de materiais pedagógicos para as classes iniciais

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img