Nampula (IKWELI) – Alguns agricultores da unidade comunal 1° de Maio em Nicutha, bairro de Napipine, nos arredores da cidade de Nampula, queixam-se de roubos frequentes praticados por indivíduos desconhecidos, situação que tem prejudicado gravemente as suas actividades.
Segundo Gonçalves Sumaila, representante da Associação Agropecuária de Nicutha, os furtos estão a ganhar proporções alarmantes, criando motivos que podem levar muitos produtores a abandonarem aquela actividade agrícola.
Por outro lado, Gonçalves afirmou que a situação está a afastar cada vez mais associados, uma vez que os agricultores sentem que todo o seu esforço é colocado em risco. “Em termos de agricultura, apostamos no tomate, alface, beterraba e couve. O repolho deixamos de cultivar porque é o mais visitado nos roubos. Mesmo com vigilância durante o dia, à noite temos de regressar a casa e continuamos a sofrer com os furtos. Estamos constantemente a perder membros, porque não conseguem ver os resultados do seu trabalho. Esta é a situação que vivemos aqui,” lamentou.
Abiba Miguel, chefe do posto administrativo de Napipine, disse ter acolhido com preocupação as queixas, por se tratar de pessoas que buscam o sustento de forma honesta e não deveriam ser alvo de sabotagem. “É uma situação negativa e inesperada, porque esses produtores, além de obterem o seu lucro, ajudam bastante a comunidade circunvizinha que consome esses produtos. Como dizemos, a comunidade envolve tudo, inclusive a segurança, por isso vamos interagir com o comandante distrital para garantir a sua intervenção,” assegurou.
A chefe do posto, que tem visitado bairros e algumas atividades comerciais sob sua jurisdição, disse ainda que não pretende ficar limitada ao gabinete, por entender que estar próximo da população traz mais resultados. (Malito João)