Monapo (IKWELI) – O Secretário-Geral (SG) da Frelimo, Chakil Aboobacar, tem vindo a apelar a união para a consolidação da paz e promoção do desenvolvimento em Moçambique na sua interacção com a população do maior círculo eleitoral do país, Nampula.
De visita a mais populosa província Moçambique, o SG da Frelimo trabalhou na manhã desta quinta-feira (18) nas vilas de Namialo e Monapo, onde, também, apelou a vigilância da população de forma a prevenirem-se actos de violência e garantir a paz, condição essencial para o desenvolvimento local e provincial.
Na tarde de quarta-feira (17), dia que chegou a Nampula, Aboobacar rasgou fortes elogios ao governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, que o classificou de estar a liderar sabiamente a província para o alcance do desenvolvimento e uma união cada vez mais visível da população.
As manifestações que no passado recente destruíram o tecido social e económico do país, também, não escaparam das abordagens do SG da Frelimo.
Face a esse contexto, o Secretário-Geral exortou a todos os residentes e membros do partido a reforçarem a vigilância e a união, a fim de evitar novos episódios de instabilidade que possam travar o ritmo de crescimento económico e social da região.
Ainda durante a visita, já no distrito de Monapo, Chakil Aboobacar defendeu a valorização das crenças, culturas e tradições locais. Incentivou a população a visitar os locais históricos da região e a estreitar laços com as lideranças comunitárias, por serem estas que mais de perto conhece e acompanha o quotidiano das comunidades.
O dirigente agradeceu o voto de confiança depositado na Frelimo e no candidato Daniel Chapo, referindo que, desde a sua tomada de posse, tem havido um esforço contínuo para estabilizar o país, manter a paz e impulsionar o desenvolvimento com foco nos distritos.
Aos jovens, Chakil Aboobacar lançou um apelo especial, encorajando uma maior organização e envolvimento para melhor aproveitamento das oportunidades oferecidas pelo Fundo de Desenvolvimento Económico Local — uma ferramenta considerada estratégica para o progresso da juventude em várias regiões do país. (Redação)






