Nampula (IKWELI) – O Ferroviário de Nampula derrotou nesta terça-feira (9) ao Chingale de Tete, em jogo de acerto da 9ª jornada do campeonato nacional de futebol da primeira divisão, o Moçambola deste ano, e evita ir na segunda volta da competição abaixo de 15 pontos na tabela classificativa.
A partida decorreu no Estádio 25 de Junho, na cidade de Nampula, e contou com uma presença considerável do público espectador, apesar de ser um dia lectivo.
O Chingale de Tete, equipa tecnicamente orientada pelo mister Artur Macassar (Turito), foi quem começou a criar perigos a baliza do adversário. Aos 12 minutos, por exemplo, o Chingale possuiu uma flagrante oportunidade de adiantar-se no marcador, mas os avançados não tiveram concentração necessária para atingir o alvo, e a bola foi para o pontapé de canto.
Depois daí o Ferroviário de Nampula assumiu o controlo da partida, tendo para o efeito conseguido marcar dois golos antes do intervalo. Os golos foram apontados por intermedio de Abdul Karim.
Trata-se da primeira vitória caseira do Ferroviário de Nampula, na era do mister Nacir Armando, no comando técnico dos chamados Axinenes de Nampula. O triunfo reveste-se de enorme significado para os locomotivas da capital do norte, porque permite ir na segunda volta da competição com 15 pontos, mas na 10ª posição.
Mussagy Ramudala (Mau-Mau), adjunto técnico do Ferroviário de Nampula, acredita que o resultado vai trazer outro rumo aos axinenes, na segunda volta do Moçambola.
“É verdade, primeira vitória e estamos de parabéns. Parabenizar aos jogadores que foram os protagonistas deste resultado que tanto procurávamos e, realmente aconteceu, e seja o início dos resultados do género aqui em casa”, disse o mister Mau-Mau.
“Eu penso que depois do tempo de adaptação que tivemos, já tiramos algumas ilações, sobretudo vamos ver se na segunda volta entramos de forma mais retumbante. Realmente houve muito trabalho para os jogadores se engrenarem naquilo que é nosso modelo de jogo e até agora há um bom indicador para fazermos a segunda volta tranquila”, referiu a fonte.
“Primeiro triste com esta realidade, o futebol assim complica a nós que estamos directamente com jogadores, dia-a-dia. Um trajecto para chegar aqui em Nampula, complicadíssimo, nós antevíamos que ia nos custar algumas coisinhas, em termos da nossa frescura física. O Ferroviário de Nampula sem culpa apareceu em duas situações da nossa apatia conseguiram marcar golos. Quando tentaram acordar fomos ela para ela, procuramos o golo de empate não apareceu, mas fizemos o nosso jogo. Agora pensar o jogo da próxima jornada, tentar recuperar no máximo esses rapazes porque eles merecem”, inferiu mister Turito, técnico do Chingale de Tete. (Constantino Henriques)