Governador de Nampula torna-se no primeiro governante a reunir maior enchente após manifestações pós -eleitorais 

Nampula (IKWELI) – Uma enchente invulgar, em actos pacíficos desde que tiveram lugar as eleições gerais de 9 de Outubro de 2024, registou-se na tarde deste domingo (29) nas avenidas e ruas da Cidade de Nampula, no norte de Moçambique, na continuação das celebrações dos 50 anos da Independência Nacional.

Foi o governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, o mentor da iniciativa da realização da corrida de motorizada nas artérias da cidade capital. O evento envolveu os pilotos que praticam a modalidade do desporto motorizado no famoso bairro de Namicopo e alguns provenientes de outros distritos da província, com enfoque para as cidades de Nacala e Ilha de Moçambique.

Inicialmente, a corrida seria realizada no próprio 25 de Junho, dia em que Moçambique completava 50 anos desde que se tornou liberto da opressão do colono, mas por várias razões, o evento foi remarcado para este domingo.

O público de Nampula achou graça para tentar esquecer as sequelas transportadas no período das manifestações, fazendo valer o grande e antigo tema musical do renomado músico nampulense, Professor Lay, segundo o qual “o que passou já passou, o que ficou é ficar contigo…”.

As ruas tornaram-se pequenas para acolher em simultâneo os munícipes de Nampula, amantes do desporto motorizado, vindos de diferentes cantos da ccidade.

Eduardo Mariamo Abdula, governador de Nampula, ficou satisfeito com o que viu e, por conta disso , enalteceu os 50 anos da Independência.

“Hoje, graças aos 50 anos da independência, tivemos o reencontro entre a família Nampulense. Nós tivemos ali acima de 25 mil pessoas que estavam para festejar, para conviver as festividades no âmbito dos 50 anos e nós programamos aquele evento de corrida de mota e, felizmente, graças a Deus, foi aderido por quase toda juventude e  não só, porque estava eu que sou velho, e confesso que é a primeira corrida que estou a assistir ao vivo, porque tenho apoiado a actividade, mas por causa da agenda não tenho estado presente, mas hoje quero agradecer a Deus por ter me dado esta oportunidade de estar com os meus filhos, quase de todos os bairros da cidade de Nampula”, disse o governador de Nampula.

“Portanto, aquilo ali eu considero 50 anos da independência, considero o reencontro da família Nampulense. Estávamos ali, estamos a conviver, com todas nossas diferenças possíveis que  podemos ter, com todos os problemas sociais que temos, mas quando chega aquele momento para dizer sim a independência, para dizer sim a liberdade, estamos todos juntos e este é Nampula que eu quero hoje, para amanhã, para o futuro e para sempre”, precisou Tio Salim, como é carinhosamente tratado o governador de Nampula.

Perto de 15 pilotos estiveram envolvidos na competição e, no final das 25 voltas, o piloto Djazza, do clube 777, ficou em primeira lugar, em segundo lugar ficou o piloto da 94, Mr.Hiya , em terceiro ficou, também o piloto da 94, Ekobala. 

A premiação é do Conselho Executivo Provincial. O primeiro classificado levou 50.000,00Mt (cinquenta mil meticais), o segundo 25.000,00Mt (vinte e cinco mil meticais), e o terceiro lugar 10.000,00Mt (dez mil meticais).

Apesar desta premiação, o governador de Nampula reconheceu a participação de todos os pilotos, pelo que garantiu dar 10.000, 00Mt (dez mil meticais) ao Mualintho, o qual nas primeiras dez voltas foi líder, mas devido a avaria da sua motorizada acabou ocupando o quarto lugar. O Mualintho é piloto da 94. Igualmente, os restantes pilotos sem lugares de premiação, Eduardo Mariamo Abdula prometeu 5.000,00Mt cada, um gesto muito louvado pelo público presente. Aliás, durante o anúncio da premiação foi audível o grito de exaltação ao governante “obrigado Tio Salim, obrigado Tio Salim…”, um agradecimento que foi replicado pelos próprios pilotos, os quais pedem para que iniciativa do género venha mais vezes. (Constantino Henriques)

Hot this week

Nampula: Frelimo junta-se ao apelo do governador para apoiar deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – O partido Frelimo, na província de...

Giquira “arruma” cerca de mil próteses para munícipes que necessitem

Nampula (IKWELI) – Pela primeira vez, o conselho municipal...

UniRovuma aperta o cerco à corrupção académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) está a...

Escola secundária de Napipine solicita FDS para garantir segurança durante a realização dos exames finais

Nampula (IKWELI) – O director da escola secundária de...

UniRovuma cria sala modelo para reforçar produção de materiais pedagógicos para as classes iniciais

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img