Nampula (IKWELI) – Estão em curso os trabalhos de pavimentação de quatro vias de acesso no Conselho Autárquico da Cidade de Dondo, na província central de Sofala, visando melhorar a mobilidade urbana.
Das quatro vias de acesso, o destaque vai para a avenida de Nhamaiabwe, bem como a rua da cadeia central, ligando os bairros Central, Consito e Macharote, para além de dar acesso a um complexo turístico de renome.
As obras das quatro vias de acesso vão custar, aos cofres do Conselho Municipal da Cidade de Dondo, um montante avaliado em 250.000.000,00Mt (duzentos e cinquenta milhões de meticais), de acordo com Manuel Chaparica, presidente daquela autarquia.
“Os desafios são enormes na nossa cidade de Dondo. Como sabemos, a demanda é maior, mas neste momento damos como prioridade a construção de estradas. Temos cerca de quatro avenidas que vamos atacar e achamos que nós temos que continuar ainda a melhorar, que é a via de Nhamaiabwe, é uma zona do município,” disse Manuel Chaparica, em exclusivo ao Ikweli.
“Estamos a pavimentar as estradas, já tivemos a experiência de asfalto, temos mais trabalho e a manutenção é mais complicada, por isso preferimos usar o pavê que nos oferece uma facilidade na manutenção de estradas, justificou o governante, a preferência pelo pavê em relação ao asfalto.
Chaparica disse acreditar que até ao mês de Novembro do ano em curso, os trabalhos de pavimentação das vias de acesso em referência sejam entregues aos munícipes.
Para além das vias de acesso, Mauel Chaparica aponta como outras prioridades da actualidade, os sectores de saúde, entretenimento, fornecimento de água e electrificação, pelo que estão, também, em curso a construção de uma unidade sanitária, uma casa da cultura, construção de fontenários e expansão da rede eléctrica.
“O outro desafio que nós temos é a extensão da rede de iluminação pública. Agora adquirimos 1000 candeeiros que estão a ser distribuídos pelas áreas e aquelas zonas que nunca tiveram energia vão passar a ter iluminação pública. Estamos a atacar, também, a área da cultura, com a construção de uma casa da cultura”, referiu Chaparica.
“Também achamos que devíamos colocar um hospital no maior bairro que temos, com 26 mil habitantes, que é o bairro de Nhamaiabwe, para descongestionarmos aquilo que é o aperto que tem o hospital local e outros centros. Portanto, o centro já está quase pronto”, prosseguiu o autarca.
“Temos ainda a construção de fontanárias. Apesar de a nossa cidade situar-se em 83% da capacidade de fornecimento de água potável, achamos que precisamos ainda de alimentarmos as zonas que estão distantes. Portanto, estatisticamente, Dondo não tem problemas de água, mas há problemas de colocação das pessoas”, precisou Chaparica.
“As estradas já começaram, até o mês de Novembro teremos estas concluídas, temos o caso da casa da cultura que também vai ser concluída no mês de Dezembro. Temos um atraso na conclusão da construção de fontanários, isso condicionado o arrecadamento de receita. Mas já lançamos os concursos e estamos numa boa posição da implementação desse projecto de fontanários”, reiterou o timoneiro da cidade de Dondo. (Constantino Henriques)