Giquira acusa “meninos de rua” de espalharem lixo na Urbe

Nampula (IKWELI) – O autarca da cidade de Nampula, Luís Giquira, diz-se preocupado com o novo fenômeno de imundície na sua urbe, e lança culpa aos meninos em situação de rua como os responsáveis por espalhar resíduos sólidos.

“Temos tido um fenômeno novo na nossa cidade, estamos ainda a estudar como vamos combater nos próximos dias, é que ao lado das nossas lixeiras, no sítio onde colocamos contentor de lixo, infelizmente temos lá nossos irmãos a dormirem, e eles tiram o lixo dos contentores, espalham na rua a procura de alimentos. Já tivemos ainda ontem uma conversa com a igreja universal, e estamos a ver se podemos unir sinergias a ver como é que podemos resolver esse fenômeno, mas acredito que nos próximos tempos vamos conseguir controlar.”

A imundície na cidade de Nampula arrasta-se, também, para o jardim Parque, onde antigamente era tido como local de encontros, de estudos em grupos, mas hoje virou aposento de malfeitores. “Há um trabalho que está sendo feito, temos uma equipa de jardinagem que já começou a fazer os trabalhos. Em relação ao jardim Parque, temos um projeto com o Banco de Moçambique, estamos à espera, estamos a negociar com o Banco de Moçambique, é provável que no jardim parque nos próximos tempos tenhamos lá a praça do metical, então o Banco de Moçambique vai nos apoiar na reconstrução daquele jardim e vamos lá meter a praça do metical.”

Sobre a onda de  ladroagem que tira sossego a funcionários e munícipes perpetrada por alguns condutores de moto, no edifício do conselho municipal, Giquira explicou que “estamos preocupados com isso, como sabeis, no mês que entramos no município não tínhamos nem murro de vedação, o espaço era aberto, nós agora vedamos o murro, os próximos passos ficámos ainda a discutir com nossos arquitectos, porque queremos ter um sítio mais fechado e melhor organizado, queremos colocar mais portões, colocar câmaras de segurança para podermos ter o edifício em segurança.” (Malito João)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img