Nampula vai vacinar mais de um milhão de pessoas contra a cólera

Nampula (IKWELI) – Pouco mais de um milhão de cidadãos poderá tomar a vacina contra a cólera na província de Nampula, a mais populosa do país, segundo projecção das autoridades da Saúde naquele ponto, que promovem entre os dias 17 e 21 do corrente mês uma campanha de vacinação oral.
De acordo com o chefe do departamento de Saúde Publica nos Serviços Provinciais de Saúde de Nampula, Geraldino Avalinho, a campanha irá abranger todas as pessoas com idade igual ou superior a um ano em quatro distritos da região, nomeadamente Nampula, Murrupula, Angoche e Larde, entretanto, apenas na capital provincial a vacina será feita em todos os bairros.
“Para que esta actividade alcance as metas foram mobilizadas mais de 1700 equipes que poderão estar nos distritos e cada uma será constituída por um vacinador, registador e um mobilizador”.
Em conferência de imprensa havida na última quarta-feira (14), Avalinho lembrou que a campanha de vacinação, muitas vezes, tem sido o último recorço usado para combater uma doença, por isso, para esta campanha o nível de desinformação sobre a cólera ditou o arranque da vacina.
“Como é de conhecimento, tivemos vários cenários relacionados à desinformação, sobretudo nos distritos (…) e porque as intervenções que o sector da saúde deve levar a cabo a nível das comunidades para o corte da cadeia de transmissão foram falhando, o Ministério da Saúde achou que devíamos avançar com esta campanha de vacinação”.
Na ocasião, Avalinho partilhou que há sensivelmente duas semanas um grupo composto por mais de 10 indivíduos, até então desconhecidos, tentou invadir a residência do médico chefe do distrito de Murrupula, alegadamente por este estar a liderar a equipe que vai ao campo para fazer a distribuição do vibrião nas comunidades.
“Teve que se activar alguma equipe de segurança para que o pior não aconteça, até este momento não temos informações contrárias sobre o estado do colega, o que significa que não foi abordado e está com boa saúde”.
Com vista a garantir a segurança da equipe que estará a frente da campanha, o sector revelou que estarão em prontidão um total de 20 militares que serão alocados para os distritos de Murrupula e Nampula, estes que irão igualmente apoiar na mobilização de utentes para adesão a campanha de vacinação.
“Temos a confirmação que teremos o apoio das forças de defesa e segurança, refiro-me dos militares que poderão apoiar o sector da saúde não só para segurança do pessoal que estará neste processo, mas também por se tratar de uma equipa especializada em matéria de educação cívica poderão apoiar o sector no processo de mobilização das comunidades”.
Geraldino Avalinho avançou que o sector irá, igualmente, recorrer a estratégia de porta-à-porta, mercados e feiras com vista a alcançar o grupo alvo “em todos os locais onde achamos que está lá o grupo alvo”.
Um outro dado não menos importante é que nas últimas 48h, o sector de saúde declarou o fim do surto da cólera no distrito de Mogovolas, segundo avançou o chefe de saúde pública. No entanto foram reportados mais 6 casos para os distritos de Nampula e Angoche.
“Felizmente nas últimas 48h, nos declaramos o fim do surto no distrito de Mogovolas. Neste momento temos quatro distritos activos com o surto”.
Vale recordar que o surto de cólera em Nampula foi declarado no dia 17 de Outubro de 2024 no distrito de Mogovolas, sendo que neste momento conta com um cumulativo de mais de três mil casos e 39 óbitos. (Ângela da Fonseca)

Hot this week

Nampula: Frelimo junta-se ao apelo do governador para apoiar deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – O partido Frelimo, na província de...

Giquira “arruma” cerca de mil próteses para munícipes que necessitem

Nampula (IKWELI) – Pela primeira vez, o conselho municipal...

UniRovuma aperta o cerco à corrupção académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) está a...

Escola secundária de Napipine solicita FDS para garantir segurança durante a realização dos exames finais

Nampula (IKWELI) – O director da escola secundária de...

UniRovuma cria sala modelo para reforçar produção de materiais pedagógicos para as classes iniciais

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img