Com a presença dos Presidentes dos Municípios de Moçambique: Tio Salimo e “Giquirão” anunciam boa nova para Namicopo

Nampula (IKWELI) – Nesta quarta-feira (30), o bairro de Namicopo parou para receber os presidentes dos Municípios de Moçambique, uma iniciativa do governador da província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, visando, em parte, eliminar algumas desinformações sobre aquela circunscrição geográfica do país.
Foi na última terça-feira (29), durante o discurso de abertura da segunda Sessão Ordinária da Associação Nacional dos Municípios de Moçambique (ANAMM), na cidade de Nampula, em que o governador da província manifestou o desejo de ver todos os autarcas presentes no referido evento, fossem visitar o bairro de Namicopo.
Por volta das 13:40 desta quarta-feira (30), a excursão chegou a Namicopo, onde os visitantes foram recebidos como mandam as regras. A comitiva do governador de Nampula foi a primeira a chegar no local, servindo de dono de casa e que, juntamente com os munícipes locais, proporcionou a calorosa recepção no meio de canto e dança.  
Foi durante a interação com os moradores de Namicopo que o presidente do Conselho Municipal de Nampula, Luís Giquira, ou simplesmente “Giquirão”, como sugeriu o governador que assim fosse tratado em substituição do alcunha “Giquirito”, anunciou para breve a reabilitação da principal via de acesso de Namicopo,  portanto a Rua Dom Manuel Vieira Pinto, que parte da rotunda do aeroporto até no coração de Namicopo, para além da construção de um centro cultural de referência naquele bairro
“Viemos a Namicopo hoje, trouxemos os visitantes que são os presidentes dos municípios de Moçambique. O país inteiro está aqui em Namicopo, representado por vários municípios a nível do nosso país”, começou por contextualizar Luís Giquira, Presidente do Município de Nampula.
“ É nossa intenção, como município, num futuro breve, conseguirmos um apoio para a construção de um centro cultural aqui em Namicopo, aqui onde nós estamos. Queria também aproveitar esta oportunidade para dizer aos nossos munícipes que já temos o projecto, ainda este ano iremos começar a reabilitar a nossa estrada de Namicopo. Queremos ainda este ano construir a estrada que liga ao Bispo e a rotunda do aeroporto, nós vamos fazer este ano para este nosso amado povo de Namicopo”, prometeu Giquirão, para entusiasmo dos presentes.
Por seu turno, o governador de Nampula reforçou a construção de um centro cultural em Namicopo, bem como a construção de um centro de saúde, conclusão da construção do posto policial e Centro de Saúde de Namicopo, destruidos nas manifestações pós-eleitorais do ano passado. 
“Aqui é onde vai nascer o centro cultural de Namicopo, a casa da cultura, vai nascer aqui”, disse Tio Salimo para a satisfação dos “namicopuenses”.
“É aqui onde disse quando fui fazer abertura da vossa reunião (da ANAMM), que aqui tem jovens, homens e mulheres muito inteligentes na província de Nampula. Temos aqui muitos inteligentes, muitos que ajudam ao governador de Nampula a fazer as políticas de desenvolvimento na província de Nampula, aqui é Namicopo”, prosseguiu o govenante.
“Nós havemos de vir aqui para lançar a pedra para a construção do centro cultural de Namicopo, aquela esquadra ali, que queimaram, estamos a construir, com um pouco de dificuldades, mas vamos levantar a esquadra. Aquele centro de saúde, que queimaram, já estamos a construir e, dentro de pouco tempo, vamos fazer a entrega.  Nós sabemos que a população daqui está a sofrer porque tem que ir no 1º de Maio, tem que ir no 25 de Setembro e ficam muito longe. Mas também vamos abrir daqui a pouco um posto de saúde que nos foi oferecido por um parceiro internacional, é  pequeno, mas vamos abrir daqui a pouco. Estamos a preparar cama, estamos a preparar material”, disse Eduardo Mariamo Abdula, enfatizando que, “mas todo esse esforço não é do Tio Salimo, é em parceria do vosso irmão, vosso primo, Giquirito, mas esse já não é Giquirito, é Giquirão, é através dele que estamos a fazer”.

Os visitantes ficaram maravilhados pela visita a Namicopo e agradecem o gesto do governador
Alguns visitantes interpelados pelo Ikweli transpareceram sua satisfação por conhecer um dos famosos bairros de Moçambique, Namicopo. Por outro lado ficaram impressionados com o governador de Nampula, sobretudo no capítulo de humanismo. É que em Namicopo, Tio Salimo ofereceu uma motorizada a um jovem que, antes de iniciar o evento, apresentou suas dificuldades do dia-a-dia.
“É pela primeira vez que chego a Nampula e é muito bonito. Eu só ouvia dizer Namicopo, não sabia que é um bairro muito organizado, que tem todo tipo de gente e estou feliz pelo gesto do senhor governador ao dar uma motorizada a um necessitado e que futuramente tem que apoiar os seus próximos”, referiu César, representante da delegação dos municípios da província de Inhanmbane.
“Para nós é um prazer enorme virmos aqui a Namicopo, por esta energia, esta luz, esta vida que este bairro tem. Então, sou de Boane, Boane e Namicopo são extremos diferentes, mas viemos colher experiência para depois vermos como agregar juntos no nosso município, também ver o que vocês fazem de bom”, disse Geraldina Utchavo Bonifáacio, Presidente do Conselho Municipal da Vila de Boane. (Constantino Henriques)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img