CIP defende requalificação do modelo actual de gestão eleitoral

Maputo (IKWELI) – O Centro de Integridade Pública (CIP) defende a necessidade da requalificação do modelo actual de gestão eleitoral para o fim de conflitos eleitorais em Moçambique.

“Não podemos continuar assim como estamos, porque o problema que temos hoje como país, é causado pela forma como é organizada a nossa Comissão Nacional de Eleições (CNE), uma CNE que não controla o STAE [Secretariado Técnico de Administração Eleitoral], é uma CNE partidarizada,” disse Edson Cortez, diretor executivo do CIP, durante um debate sobre o modelo de gestão a ser adaptado para o fim de conflitos eleitorais em Moçambique realizado nesta terça-feira (15) na cidade de Maputo.
Cortez secundou que é importante que se despartidarize a CNE, de modo que tenhamos eleições justas e transparentes, porque sem isso “sempre teremos conflitos pós-eleitorais e desta vez tivemos mais de 300 moçambicanos que morreram depois das eleições”.
Por outro lado, Lázaro Mabunda, pesquisador do CIP, entende que o actual modelo usado no país colapsou. “Temos que encontrar um modelo que, pelo menos, reduza o risco do factor humano. Neste momento estamos a procura qual pode ser o modelo, porque o actual modelo de Moçambique já não serve.”
“Os melhores modelos são aqueles que a gestão é independente, mas o que está em causa aqui é como encontrar pessoas que vão agir de forma independente, é aí onde os modelos são importantes, porque se limitarmos o máximo a influência política na gestão eleitoral, provavelmente consigamos ter uma gestão eleitoral mais independente,” declarou. (Antónia Mazive)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img