Densidade populacional nas áreas marinhas compromete conservação ambiental

Nampula (IKWELI) – A presença de comunidades, de forma residencial fixa, nas áreas marinhas de protecção, coloca em risco a conservação da biodiversidade e de ecossistemas, pois as mesmas adoptam práticas de sobrevivência perigosas para o meio ambiente.

Na manhã desta quarta-feira (19), a cidade de Nampula foi palco da 2ª Sessão da consulta pública para a elaboração do Plano Especial de Ordenamento Territorial e de Protecção Ambienta do Arquipélago das Ilhas Primeiras e Segundas.
Eduardo Mariamo Abdula, governador de Nampula, que procedeu a abertura do evento, referiu que “a elaboração do plano especial de ordenamento territorial de proteção ambiental, visa assegurar que actividades humanas sejam realizadas de forma responsável e sustentável, através da proteção natural e promoção da equidade económica e social”.
Segundo o governante, a realização da 2ª consulta pública constitui um marco de inspiração para os governos distritais, provincial e até autárquicos em busca da união em prol da consciencialização ambiental.
“A questão ambiental não é apenas de responsabilidade individual, mas sim uma questão de sobrevivência coletiva, se não agirmos agora para proteger os recursos naturais no nosso território, corremos risco de comprometer o bem-estar das futuras gerações, é daí que precisamos avançar com determinação, compromisso e respeito da natureza para um mundo justo para todos”, disse.
Já o diretor nacional de Terra e Ambiente, Joaquim Langa, acredita que o envolvimento de todos no processo de elaboração do plano de desenvolvimento territorial vai melhorar as condições de vida da população.
“A meta é pôr comida no prato e dinheiro no bolso dos moçambicanos, com base numa gestão sustentável da terra e recursos naturais, por isso precisamos estar devidamente ordenados. Este plano nacional de desenvolvimento territorial também pretende prevenir riscos de origem natural e salvaguardar a sustentabilidade do ecossistema e da biodiversidade,” concluiu. (Nelsa Momade)

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Governador defende imparcialidade na gestão do FDEL

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

35 Supostos criminosos detidos pela polícia em Nampula 

Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique...

Estado alerta: Fundo de compensação não deve ser usado para salários dos autarcas

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img