Nampula (IKWELI) – O conselho autárquico da cidade de Nampula, província moçambicana com o mesmo nome, efectuou na manhã desta quarta-feira (19), a entrega de três camiões basculantes para a recolha de lixo na urbe, numa altura em que alguns bairros periféricos estão a ser assolados por montões de resíduos sólidos que não são recolhidos há já alguns meses.
É uma nova era para a capital provincial, uma vez que bairros como Carrupeia, Namicopo, Mutauanha, Namutequeliua, Nahene, Namiepe, zonas residenciais da Cavalaria, Trim-Trim e Natikiri, incluindo o mercado grossista do Waresta que conviviam com o lixo, poderão respirar novos ares.
Luís Giquira, autarca de Nampula, reconhece a problemática do lixo nos arredores da urbe, justificando que a fraca recolha deve-se as péssimas condições dos meios encontrs após a sua tomada de posse.
“Acabamos de testemunhar a aquisição de três meios circulantes para os nossos munícipes da cidade de Nampula, compramos os meios para fazer a questão de saneamento de meio, porque achamos que a nossa cidade ainda continua com muito lixo, como dissemos que o lema é lixo 0, então essas são as primeiras aquisições que o Conselho Municipal faz em termos de meio circulantes para limpeza da nossa cidade. Também acabamos de testemunhar a compra de um camião exatamente para podermos aliviar as nossas forças. O investimento é na ordem de 14 milhões de meticais de fundos do próprio município.”
Além dos meios circulantes, o autarca fez saber que foi adquirida uma pá escavadora que deverá chegar dentro de dias e os funcionários beneficiaram de equipamento individual de protecção, como luvas, botas, máscaras, capacetes e outros. (Virgínia Emília)
