Nampula (IKWELI) – Foram hoje a enterrar no cemitério novo da Faina, na cidade de Nampula, os restos mortais do jornalista e correspondente da televisão Sucesso, Leonardo Gimo, que perdeu a vida na noite do passado dia 15 do mês em curso no Hospital Central de Maputo, vítima de doença.
No último adeus, familiares, amigos, profissionais de comunicação social, abarrotaram o local, onde decorreram as cerimónias fúnebres para se despedir do homem que, vezes sem conta, mostrou-se disponível para ajudar e apoiar os seus próximos e não só.
Em mensagem fúnebre, o Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), secretariado de Nampula, destacou as suas principais acções e dedicação ao trabalho que o jornalista Leonardo Gimo sempre mostrou, com destaque para o jornalismo de denúncia.
“De trato fácil e coragem, Leonardo Gimo, não demorou a evidenciar o seu faro de repórter e a criar uma rede de fontes e contactos, que lhe abriram as portas para contar, aos microfones, muitas histórias escondidas. Histórias que nos últimos tempos assistimos na antena da TV SUCESSO.”
O seu trabalho e dedicação foi, igualmente, destacado pela direção da televisão Sucesso, local onde Gimo correspondeu por 9 anos.
Orlando Macuacua, chefe de Redação da TV Sucesso, disse que Gimo sempre foi um profissional dedicado e sempre apto em seguir com qualquer trabalho de denúncia que lhe fosse incumbido a desenvolver.
“Apesar dos esforços, os médicos não conseguiram reverter o seu quadro. Gimo se foi, mas deixa um legado de um profissional comprometido com a verdade e que não se deixava intimidar no exercício das suas funções. Gimo foi sempre um excelente colega de trabalho e sempre disponível a auxiliar as pessoas, a sua motivação de trabalho contagiava toda equipa que com certeza sentirão muita falta.”
Leonardo Gimo perdeu a vida aos 37 anos de idade, após ter encarrado uma longa batalha com o cancro que invadiu o seu fígado. (Ângela da Fonseca)