Nampula (IKWELI) – A Paroquia Nossa Senhora de Fátima, a Sê Catedral de Nampula, parou nesta quarta-feira (25) para orar pela paz e o fim das manifestações que estão destruindo o país desde finais de outubro do corrente ano.
O padre Estêvão Júlio, pároco da Sê Catedral de Nampula, chamou, na homilia, a necessidade da construção de uma cultura de reconciliação e diálogo entre os actores políticos, bem como a comunidade.
“Hoje, a celebração do natal e da encarnação de filho de Deus, estamos num tempo muito difícil que a alegria da paz não está no meio dos homens, porque o homem anda com medo e ameaçado, porque quando você sai de casa é provável que encontre a casa vandalizada, porque no meio de nós não há reconciliação”, disse o clérigo, lamentando que estamos numa fase em que “um homem que luta com o seu irmão, um homem que mata o seu irmão e tem ódio com o próximo”.
Na mesma ocasião, padre Estêvão lamentou a vandalização de infra-estruturas da igreja católica, como é o caso “da casa do pároco, do arcebispo e de hóspedes, a farmácia que estava com as portas encerradas foi vandalizada. É muito triste isso e nós não podemos ficar indiferentes da situação, os nossos irmãos estão a morrer dia-a-dia, então pedimos a Deus que nos ofereça a paz, a união, reconciliação e diálogo”.
Esta situação de insegurança ameaça a todos, tanto é que “ontem nós não tivemos a missa da vigília por causa da situação em que estamos, a insegurança”. (Virgínia Emília)