Nampula (IKWELI) – A cidade de Nampula, capital do maior círculo eleitoral do país, regista um ambiente calmo desde as primeiras horas desta segunda-feira (23), dia em que o Conselho Constitucional (CC) apresenta o seu acórdão de validação e proclamação dos resultados das eleições de 9 de outubro passado.
Segundo observou o Ikweli, as actividades, desde o comércio a outras de natureza mais formal, fluíram na tranquilidade.
A orientação de Venâncio Mondlane, um dos candidatos presidenciais que tem vindo a reclamar vitória nas eleições, incluindo para o partido que o suporta, PODEMOS, era de os cidadãos não saírem de suas casas até ao anúncio do CC.
Na cidade de Nampula, por exemplo, na avenida de Trabalho quase todas as lojas estiveram abertas até as 14h, com um fluxo regular de clientes.
O que tramou mesmo aos cidadãos é o encerramento de agências bancárias, o que dificultou a movimentação de dinheiro na cidade.
“O ambiente está calmo, eu quando vim aqui na cidade estava com receio pensando que tudo estava encerrado como de sempre, mas infelizmente as pessoas estão a passear sem problemas, mas única coisa que me deixou triste é de que queria levantar meu dinheiro numa das agências bancárias e me disseram que está fechado e os trabalhadores foram dispensados”, disse o cidadão Tito Paulo.
Outra fonte sublinhou que “eu sou vendedor ambulante, mas hoje não fui vender porque pensava que as pessoas iriam cumprir àquilo que o Venâncio Mondlane disse, mas não é isso que está a acontecer ou se calhar acho que as pessoas estão a espera da decisão do Conselho Constitucional para iniciarem com Turbo V8 ou festejarem, mas assim estou a pensar ir a cidade vender minhas mercadorias, porque esse tempo que estão aproximar as festas há muito movimento”. (Malito João)