Nampula ainda não conseguiu inscrever metade dos alunos da 1ª classe previstos para 2025

Nampula (IKWELI) – Numa altura em que faltam apenas 13 dias para o término das matrículas da 1.ª classe para o ano lectivo de 2025, o sector de Educação da província mais populosa do país, Nampula, conseguiu até ao momento inscrever apenas 154.474 crianças, dos mais de 417.265 mil alunos previstos, situação que preocupa o governo local.

O facto é que alguns distritos estão distantes de cumprir a sua meta e ajudar a província a alcançar a fasquia dos alunos da 1.ª classe previstos para o próximo ano lectivo de 2025.

Em entrevista concedida ao Ikweli, o porta-voz da direcção Provincial de Educação, Faruk Carim, mencionou os distritos que poderão deixar na mão o sector, sendo o caso da cidade de Nampula que tem como meta inscrever 52.110 e até o momento apenas matriculou 7.045 alunos, o que corresponde a uma percentagem de 13.05%, seguido de Ribáuè que conta apenas com 3.007 dos 20.559 programados, Larde que inscreveu somente 2.042 dos 7.970 alunos planificados.

Por isso, Carim entende que o sector terá que se desdobrar por forma a elevar o número de alunos inscritos até ao momento. Para o efeito, revelou que já existe uma equipa técnica que está a trabalhar com os conselhos de escola.

“É um desafio que o sector terá que se desdobrar de modo a alcançar as metas programadas para 2025. O sector já começou com acções para mudar este cenário, isto é, estamos a trabalhar com os conselhos de escola, líderes comunitários, estamos a sensibilizar nos mercados e através de rádios comunitárias, estamos igualmente a trabalhar com os líderes religiosos para divulgarem isso nas mesquitas assim como nas escolas.”

A fonte afirma ser um hábito dos pais e encarregados de educação da província deixar o processo de matrícula para o último dia, uma situação que embaraça o normal funcionamento das actividades.

“Mas ao longo do processo normal eu não consigo perceber porque é que eles não aparecem, muitos alegam que estão nos ritos de iniciação, outros porque vão as machambas e acabam por atrasar as matrículas. Nós queremos sensibilizar aos pais e encarregados de educação a trazer os seus filhos mais cedo possível, não deixem para o fim.”

Apesar disso, o porta-voz mencionou que dos 154.474 mil alunos matriculados 76.546 são mulheres, o que corresponde a 37,01%.

Vale recordar que à escala nacional, as matrículas dos novos ingressos da 1.ª classe para o ano lectivo 2025, arrancaram no passado dia 01 de Outubro do corrente ano, sendo que o término das mesmas está previsto para 30 do mês em curso. (Ângela da Fonseca)

 

Hot this week

Governador de Nampula “toma” comboio na promoção da província como destino turístico global

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Tio Salim engaja-se com jovens de Namiconha no gosto pelo trabalho

Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula,...

Calipo: 2 Tios detidos por matar sobrinho por causa de 2kg de feijão fava

Nampula (IKWELI) - A sede do posto administrativo de...

Pregador da Palavra de Deus detido por burlas em Ribáuè

Nampula (IKWELI) - Um cidadão, de 25 anos de...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img