Nampula (IKWELI) – Nos últimos dois anos (2023 e 2024), a província de Nampula registou um total de 161 casos de corrupção envolvendo, maioritariamente, servidores públicos.
Segundo o Procurador da República e chefe do Departamento Técnico no Gabinete Provincial de Combate à Corrupção de Nampula (GPCCN), Aristides Manuel Maizana, estes casos referem-se a crimes de corrupção passiva para actos ilícitos, peculato com simulação de competências, entre outras formas.
A revelou que, apenas 49% destes casos, foram acusados e remetidos ao tribunal.
“Os sectores mais preocupantes, pelos crimes que fomos investigar, são o conselho municipal da cidade de Nampula, sector da Educação e da PRM [Polícia da República de Moçambique], portanto, temos maior parte de processos desses sectores”, precisou o nosso interlocutor.
Na ocasião, Aristides Manuel Maizana deu a conhecer que durante a preparação da semana internacional de luta contra a corrupção, em coordenação com outros órgãos do Estado, pretende-se levar a cabo um trabalho de sensibilização em diferentes pontos da cidade “e vamos fixar placas com informação de corrupção nos postos de fiscalização rodoviária ao nível da cidade de Nampula, para incentivar os jovens a denunciarem casos de corrupção, para os mesmos não terem receio de denunciar. Também pretendemos incentivar os servidores públicos a distanciarem-se de casos de corrupção, uma vez que todos esses sabem da existência desse mal”.
Nesta segunda-feira (2) foi lançada a semana internacional de luta contra a corrupção, sob lema “Unidos com a juventude contra a corrupção: moldando a integridade do amanhã”. (Virgínia Emília)