Nampula (IKWELI) – O distrito de Mogovolas, a sul da província de Nampula, tem vindo a registar casos de doenças diarreicas desde o dia 18 do mês passado, outubro, tendo até ao momento observado 40 pacientes com a enfermidade, sem nenhum óbito.
Emanuel Impissa, administrador de Mogovolas, explica que a doença, estranhamente, neste ano ocorre em todo o distrito, sendo a principal causa a falta de água potável.
Segundo esta fonte, até esta segunda-feira (4), o Centro de Tratamento de Diarreias e Cólera reactivado no distrito tinha, em regime de internamento, 9 pacientes, tendo 31 recebido alta e em acompanhamento domiciliário.
Entretanto, sensibilizados com a situação, os Amigos do Tio Salim, cabeça-de-lista do partido Frelimo eleito à governador de Nampula no escrutínio do dia 9 de outubro findo, mobilizaram apoios para as vítimas da doença.
Alex Júnior, do Amigos do Tio Salim, explicou que a oferta que foi direcionada aos pacientes de diarreias em Mogovolas é composta por produtos alimentares e de higiene.
“Essa é característica normal do Tio Salim, ele é humano e solidário”, disse Alex Júnior, prosseguindo que “assim que ele [tio Salim] ficou a saber da situação mobilizou-nos a todos nós para termos um pouco de farinha de milho, sal, óleo de cozinha, sabão, baldes e outros materiais para provermos a estas vítimas”. (Redação)