Moradores da Pedreira esperam redução da criminalidade com novo posto policial

Nampula (IKWELI) – Os moradores da zona da Pedreira, no bairro de Natikiri, na cidade de Nampula, esperam que a entrada em funcionamento de um novo posto policial contribua para reduzir os índices de criminalidade e melhorar a segurança na comunidade, onde, segundo relatos locais, eram frequentes os roubos, as agressões físicas e outros actos criminosos.

A nova subunidade da Polícia da República de Moçambique (PRM), cuja construção contou com o financiamento de agentes económicos locais e contribuições da população, com o apoio da corporação, foi inaugurada no último sábado (31) e deverá beneficiar mais de 300 pessoas. Na ocasião, os moradores manifestaram satisfação com a instalação da infraestrutura, recordando que, antes da sua construção, havia receio de circular nas ruas durante a noite ou permanecer tranquilamente nas próprias residências, devido à insegurança. Virgílio, residente na zona, recorda que a criminalidade condicionava o quotidiano da comunidade, com registos frequentes de roubos e agressões, situação que, na sua perspectiva, dificultava a convivência e a tranquilidade dos moradores.

Horácio António, também residente na Pedreira, explicou que a ausência de uma unidade policial nas proximidades obrigava os cidadãos a percorrer longas distâncias para apresentar queixas ou solicitar intervenção das autoridades.                                                     “Se a população quisesse apresentar uma queixa, tinha que andar para o posto policial de Marrere ou aquele de Natikiri, que está perto do controle para quem vai ao distrito de Rapale. Agora, com este que está a ser entregue hoje, acho que vai mudar algo no que diz respeito à criminalidade, porque teremos um patrulhamento da polícia 24 horas por dia”, afirmou.                                                                                                                                         Os agentes económicos que financiaram a construção explicaram que decidiram apoiar a iniciativa depois de terem sido abordados pelas autoridades comunitárias, que procuravam uma solução para os problemas de segurança na zona. Um dos patrocinadores afirmou que a situação da criminalidade já afectava não só as residências, mas também as actividades comerciais.

“A criminalidade nesta unidade comunal estava pior. Aqui havia roubos nos armazéns, nas casas da população e agressões físicas para quem passava de noite. Então, nós não tínhamos como não contribuir para o bem-estar desta subunidade”, justificou.                            A inauguração foi dirigida pelo comandante provincial da PRM em Nampula, Miquichone Afonso, que agradeceu à população e aos agentes económicos pelo esforço financeiro que tornou possível a construção do posto policial.                                                                               O responsável reconheceu que a infraestrutura ainda não está totalmente concluída, tendo apelado à comunidade para conservar o edifício e valorizar os serviços que passarão a ser prestados naquele local. “Os poucos rendimentos que eles têm, tiraram uma parte para a construção deste posto. Como vocês estão a ver, o posto ainda não acabou totalmente. Então, estamos a pedir para valorizar e conservar este edifício”, afirmou.

Miquichone Afonso apelou igualmente à colaboração dos moradores na denúncia de actos criminosos, sublinhando que a segurança pública depende também da participação da comunidade. Na mesma ocasião, o comandante provincial alertou para a necessidade de combater práticas de corrupção no atendimento policial, recordando que a apresentação de queixas não está sujeita a qualquer pagamento.

“A Polícia da República de Moçambique não pode cobrar a ninguém que venha remeter ou apresentar uma queixa, isto porque eles são pagos pelo Estado. Esse dinheiro do vosso imposto é que serve para pagar os agentes e funcionários do Estado”, concluiu. (Hermínio Raja)

Hot this week

Centro de Saúde de Vida Nova recebe enchente monumental no seu primeiro dia de funcionamento

Nampula (IKWELI) - Inaugurado nesta segunda-feira (2) pelo governador...

Estado vai investir 16 mil milhões de meticais na construção de 48 centrais eléctricas

Nampula (IKWELI) – O Estado moçambicano vai investir cerca...

Jovens de Nampula defendem união para enfrentar os desafios de África

Nampula (IKWELI) – Jovens da cidade de Nampula defendem...

Gamito dos Santos rejeita acusações de abandono e garante que continua a apoiar Jota Pachoneia

Nampula (IKWELI) – O coordenador provincial da Rede Moçambicana...

Topics