Futura sede da AR em Mocuba provoca demanda pela terra

Mocuba (IKWELI) – A procura por terrenos para construção de habitações aumentou no povoado de Namaga, no regulado de Loubua, posto Administrativo de Mocuba-Sede, na província da Zambézia, uma realidade que aconteceu poucos dias após o anúncio da construção da nova sede da Assembleia da República naquela região.

Uma fonte ouvida pelo Ikweli, nesta terça-feira (29), afirmou que a procura por espaços para construção cresceu significativamente desde o anúncio do projecto, provocando também uma subida no preço dos terrenos.

“Desde o anúncio da construção do edifício, a procura aumentou e os preços também já não são os mesmos. Antigamente, um terreno custava entre 30.000,00Mt (trinta mil meticais) e 40.000,00Mt (quarenta mil meticais). Agora é difícil encontrar terrenos por aqui, porque a maioria já tem donos”, explicou.

Segundo a mesma fonte, a expectativa dos moradores é de que a implementação do projecto contribua para aproximar a cidade de Mocuba daquela zona e impulsionar o desenvolvimento local. “Para nós, moradores desta zona, é uma boa notícia. A cidade de Mocuba estará mais perto e isso é sinal de desenvolvimento”, afirmou.

De acordo com a fonte, alguns dos moradores que venderam terrenos utilizaram o dinheiro para construir casas de alvenaria e adquirir motorizadas.

Apesar dos benefícios imediatos, o residente aconselha os moradores a fazerem uma gestão cuidadosa do dinheiro resultante da venda dos seus terrenos. “Vamos fazer planos ou alguma poupança. Esta oportunidade não aparece duas vezes. É necessário ter juízo com esse dinheiro”, apelou.

Refira-se que o lançamento da primeira pedra para a construção da nova sede da Assembleia da República está previsto para 19 de Outubro de 2026, na cidade de Mocuba, província da Zambézia.

O projecto enquadra-se numa iniciativa que tem como objectivo desconcentrar instituições do Estado actualmente centralizadas em Maputo e criar capitais temáticas no país.

Além da nova sede parlamentar, conforme foi anunciado nos dias passados pelo secretariado da Assembleia da República, o projecto prevê, segundo as informações avançadas, a construção de um aeroporto internacional em Mocuba, bem como a melhoria das vias de acesso e de pontes regionais.

No entanto, de acordo com a fonte, expectativa entre os residentes de Namaga é de que a concretização destas infra-estruturas estimule a expansão urbana, aumente a actividade económica e valorize os espaços naquela zona. (Fátima Mugaveia)

Hot this week

Mumbai: Nampula encontra parcerias para desenvolver plataforma de oleaginosas e óleos vegetais

Mumbai (IKWELI) – A jornada do governador de Nampula,...

Chapo apela confissões religiosas para reforçar formação moral dos moçambicanos

Maputo (IKWELI) – O Presidente da República, Daniel Chapo,...

“Aviator” faz mais uma vítima mortal em Napipine

Nampula (IKWELI) – Um jovem, de aproximadamente 20 anos...

Detido jovem acusado de agredir e violar sexualmente trabalhadoras do sexo no Axinene

Nampula (IKWELI) – Um jovem de aproximadamente 20 anos...