Monapo reforça preparação para época chuvosa

Nampula (IKWELI) – O governo do distrito de Monapo, na província de Nampula, está a reforçar as medidas de preparação para a próxima época chuvosa, com a apresentação do Plano de Contingência 2026/2027 e intensificação das mensagens de prevenção de riscos nas comunidades.

Durante a IX Sessão Ordinária do Governo Distrital, realizada nesta quarta-feira (23), sob direcção do administrador do distrito Emanuel Impissa, o dirigente pediu aos membros do Governo para serem activos na procura de soluções locais e manterem uma intervenção próxima das comunidades.

De acordo com o comunicado da sessão dirigente chamou ainda atenção para a necessidade de preparar as comunidades para os efeitos dos fenómenos climáticos extremos, tendo em conta a previsão de ocorrência do El Niño no distrito. O administrador orientou os membros do Governo a aproveitarem os encontros com a população para divulgar mensagens de prevenção e sensibilização.

A sessão analisou também a situação da Educação naquele distrito onde o aproveitamento pedagógico do II trimestre atingiu 87,8%, mais 2,4%, enquanto a desistência escolar reduziu 10,4% e o efectivo escolar cresceu 9,2%. Para os exames finais de 2026, estão previstos 14.066 candidatos, dos quais 6.319 são mulheres. Além da preparação para a época chuvosa e dos exames, o Governo analisou informações sobre água e saneamento, saúde e medicamentos, energia eléctrica, segurança e ordenamento territorial.

A sessão abordou ainda as actividades previstas para o Dia Mundial da Contracepção, a 26 de Setembro, e a cerimónia distrital do Dia das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, marcada para 25 de Setembro, no Posto Administrativo de Netia. (Malito João)

Hot this week

Nampula: Agentes económicos queixam-se de valores exorbitantes estipulados nas multas da IGSAE

Nampula (IKWELI) – Alguns agentes económicos da província de...

HCN adopta técnicas para reduzir envio de pacientes ao estrangeiro

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Maputo (HCM)...

Agentes da PRM indiciados de balear trabalhador de um agente económico na cidade de Nampula

Nampula (IKWELI) – Dois agentes da Polícia da República...

Nampula: Agentes económicos chamados a respeitar os direitos do consumidor

Os agentes económicos da província de Nampula são instados,...

ANARME recupera medicamentos e materiais médicos pertencentes ao Estado numa clínica privada em Nampula

Nampula (IKWELI) – A Autoridade Nacional Reguladora de Medicamento...