Durante o primeiro semestre: Governo de Abdula executou em mais de 67% o seu plano de actividade

O Conselho Executivo Provincial (CEP) de Nampula, liderado pelo governador Eduardo Mariamo Abdula, executou, durante o primeiro semestre do corrente ano, em 67,9% o seu plano de actividade.

Na abertura da V Sessão Ordinária da Assembleia provincial de Nampula, o governador destacou que o resultado da sua governação reflecte o esforço dos sectores, dos distritos, dos parceiros, do sector privado e das comunidades, num contexto marcado por limitações financeiras, eventos climáticos adversos, surtos de doenças e desafios de mobilidade e infraestruturas.

“Lançámos o Plano de Acção de 90 dias STOP MAKHA para combater o tráfico e o consumo de drogas e realizámos acções educativas que abrangeram 2.100 participantes. Mantivemos a aproximação às comunidades e o diálogo com diferentes grupos sociais, porque a boa governação começa pela escuta e pela resposta,” apresentou Abdula como parte das suas realizações no período em referente.

No mesmo período, “no sector do Comercio, a sétima edição da Feira Económica de Nampula confirmou o potencial da nossa província. A FENA 2026 reuniu 386 expositores, recebeu 21.512 visitantes, gerou 109,4 milhões de meticais e criou 1.437 empregos sazonais para jovens.”

No que diz respeito ao abastecimento de água, o governador argumentou que foram construídas 230 fontes, 24 sistemas e reabilitados 103 furos. A cobertura de água situou-se em 45,1%. As obras de ampliação dos sistemas de Nacala, Nametil, Malema, Namialo e Namapa avançaram, mas exigem seguimento rigoroso até à sua conclusão e entrada efectiva em funcionamento, entra outras actividades realizadas. 

“No domínio da juventude e emprego, registámos 34 mil empregos, formámos 15 mil jovens e apoiámos estágios e iniciativas de auto-emprego.”

O governador referiu que “a nossa orientação é clara: planificar a partir da realidade, concentrar os recursos onde produzem maior benefício social e prestar contas pelos resultados. Cada meta deve traduzir-se em água mais próxima, escola mais digna, unidade sanitária com melhores condições, estrada transitável, emprego para os jovens e rendimento para as famílias,” por isso “o turismo também mostrou sinais positivos, com crescimento de 12% no número de visitantes. Realizámos o Fórum de Turismo e Investimento, a Gala do Turismo e promovemos Nampula em plataformas nacionais e internacionais. Na educação, abrimos 25 novos estabelecimentos de ensino. Distribuímos mais de três milhões de livros e admitimos 573 professores. Todavia, os números também revelam a dimensão do desafio. O rácio alunos por professor continua alto (96%). Embora tenhamos distribuído 6.726 carteiras, ainda precisamos de cerca de 291 mil carteiras para retirar cerca de um milhão de alunos do chão. Estas lacunas não podem ser tratadas como simples estatísticas. Elas representam crianças que esperam por condições adequadas para aprender. Na saúde, reforçámos a vacinação e a resposta aos surtos.” (Francisco Mário)

Hot this week

Na AP de Nampula: Oposição exige maior dinâmica do executivo

Nampula (IKWELI) - As bancadas da oposição na Assembleia...

Impactos do EL NIÑO serão mais fortes desde 1950

Nampula (IKWELI) – O Instituto Nacional de Gestão e...

Chapila aborda direito das sucessões em obra literária

Nampula (IKWELI) – A Universidade Católica de Moçambique (UCM),...

Advogados de Nampula reflectem sobre desafios da classe e acesso à justiça

Nampula (IKWELI) – O Conselho Provincial das Ordem dos...

Assédio sexual no sector de advocacia em Nampula: Plínio Mabombo apela as mulheres para denunciarem os casos

Nampula (IKWELI) – O presidente do Conselho Provincial da...

Topics

Na AP de Nampula: Oposição exige maior dinâmica do executivo

Nampula (IKWELI) - As bancadas da oposição na Assembleia...

Impactos do EL NIÑO serão mais fortes desde 1950

Nampula (IKWELI) – O Instituto Nacional de Gestão e...

Chapila aborda direito das sucessões em obra literária

Nampula (IKWELI) – A Universidade Católica de Moçambique (UCM),...

Advogados de Nampula reflectem sobre desafios da classe e acesso à justiça

Nampula (IKWELI) – O Conselho Provincial das Ordem dos...

Nampula: Há jovens que fingem serem surdos para “sacar” alguma esmola nas ruas

Nampula (IKWELI) – A direcção provincial do Género, Criança...

MIREME garante normalização do abastecimento de gasolina em Nampula e Nacala a partir de amanhã

Maputo (IKWELI) – O ministério moçambicano dos Recursos Minerais...

Chapo já está em Nova Iorque para a 81ª Assembleia geral da ONU

Nova Iorque (IKWELI) – O Presidente da República, Daniel...