Napipine: Autoridades municipais vão ajudar população a “lutar” contra crocodilos

Nampula (IKWELI) – A chefe do posto administrativo municipal de Napipine, Abiba Miguel Hassane, garantiu que decorrem acções com vista a travar, de forma definitiva, os ataques de crocodilos no rio Monapo, concretamente na zona da barragem, onde nos últimos anos foram registadas várias vítimas mortais.

“Sobre a questão de crocodilos no rio Monapo, nós já fizemos uma reunião no mês de junho com líderes comunitários lá no bairro, são secretários dos bairros, régulos e outros, eles disseram que o problema de crocodilo era pessoal e precisávamos de uma intervenção. Não paramos por aí, os munícipes já tinham feito uma carta no passado encaminharam na direção provincial de ambiente e lá tivemos uma resposta que foi no mês passado e autorizaram ao senhor Bernardo Mualeite para fazer seguimento ao posto.”

A responsável explicou que o processo já recebeu autorização das autoridades competentes e que, neste momento, aguarda-se apenas pela disponibilização do equipamento necessário para o início da operação de controlo dos répteis, “porque precisa material de caça, são armas para levar avante esta actividade de matar, neste caso para que os crocodilos não periguem a vida dos munícipes.”

Abiba Miguel referiu ainda que o rio Monapo constitui a fronteira entre o distrito de Nampula e o distrito de Rapale, razão pela qual o problema exige uma intervenção coordenada entre as duas autoridades.

Falando sobre o impacto dos ataques, a dirigente revelou que, no ano passado, perderam a vida cerca de sete munícipes. Já este ano, registaram-se quatro vítimas mortais e três pessoas sobreviveram com ferimentos, na sequência de ataques de crocodilos.

Entretanto, segundo Abiba Miguel, decorrem igualmente campanhas de sensibilização junto das comunidades, com o objectivo de alertar a população para os riscos de atravessar o rio Monapo e incentivar a adopção de medidas de precaução enquanto a situação não é definitivamente resolvida. (Malito João)

Hot this week

Prevalência de acidentes de viação preocupa comandante da PRM em Nampula

Nampula (IKWELI) – O Comandante Provincial da Polícia da...

Moçambique ocupa 32.º lugar entre países mais acolhedores e 136.º no ranking de passaportes

Maputo (IKWELI) – Moçambique ocupa o 32.º lugar entre...

Docentes e investigadores da UP-Maputo lançam a obra «Didáctica do Português»

Maputo (IKWELI) – A Gala-Gala Edições anuncia o lançamento...

Cinco escolas vão para semi-final do concurso escolar de poesia em Quelimane

Quelimane (IKWELI) – Cinco escolas da cidade de Quelimane...

Nampula capacita membros da Assembleia Provincial sobre desenvolvimento da primeira infância

Nampula (IKWELI) – A Fundação para o Desenvolvimento da...

Topics

Prevalência de acidentes de viação preocupa comandante da PRM em Nampula

Nampula (IKWELI) – O Comandante Provincial da Polícia da...

Docentes e investigadores da UP-Maputo lançam a obra «Didáctica do Português»

Maputo (IKWELI) – A Gala-Gala Edições anuncia o lançamento...

Cinco escolas vão para semi-final do concurso escolar de poesia em Quelimane

Quelimane (IKWELI) – Cinco escolas da cidade de Quelimane...

Nampula acolhe feira jurídica para aproximar justiça laboral do cidadão 

Nampula (IKWELI) – O Ministério Público em Nampula realizou,...

Mais de 20 mil refugiados vivem há 15 anos sem estatuto em Moçambique

Nampula (IKWELI) – A Associação de Refugiados em Moçambique...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img