
Nampula (IKWELI) – Na vila de Metangula, no distrito do Lago, província do Niassa, um homem escapou a uma tentativa de linchamento no último fim-de-semana graças à intervenção da Polícia da República de Moçambique (PRM), depois de ter sido apontado por moradores como suspeito da prática de vários crimes violentos.
Segundo relatos da população, o suspeito é acusado de ter assaltado uma mãe e a sua filha quando regressavam da machamba. Alegadamente armado com uma catana, tentou atrair as vítimas para uma zona isolada com o pretexto de que um amigo precisava de ajuda. Perante a recusa, terá recorrido à violência, chegando a ferir ligeiramente a mulher antes de fugir com um telemóvel da vítima.
Dois dias depois, o mesmo indivíduo voltou a ser acusado de atacar quatro jovens que procuravam lenha numa mata. De acordo com os relatos, as vítimas foram ameaçadas com uma catana, levadas até as margens de um rio e, alegadamente, sujeitas a violação sexual. O suspeito terá ainda roubado um telemóvel Android e um par de chinelos antes de abandonar o local.
Indignados com a sucessão de crimes, moradores localizaram o suspeito e tentaram fazer justiça pelas próprias mãos. A intervenção rápida da PRM evitou o linchamento e permitiu que o homem fosse retirado do local e encaminhado às autoridades para os procedimentos legais.
“Eu também acompanhei de perto a situação, mas não fiz parte, foi momento muito triste que se viveu aqui, mas as autoridades precisam explicar a população que a única de resolver problemas é na polícia,” afirmou Dino Varieque.
O caso reacende o debate sobre a crescente onda de justiça popular no país. Na cidade de Nampula, na madrugada deste domingo, um outro homem apontado como suposto ladrão foi linchado e queimado por populares no bairro de Murrapaniua, após alegadamente tentar assaltar uma residência com outros comparsas. (Malito João)




