
Nampula (IKWELI) – O administrador do distrito de Moma, a sul de Nampula, Juma Cateria Assane, reuniu-se com representantes dos partidos FRELIMO, RENAMO, ANAMOLA e MDM, num encontro destinado a reforçar o diálogo político, promover a convivência pacífica e preparar o distrito para a visita do Presidente da República.
Durante o encontro, o administrador informou que o distrito receberá brevemente a visita do Chefe de Estado, Daniel Francisco Chapo, defendendo que o momento deve unir todas as forças políticas.
Segundo Assane, o Presidente da República representa todos os moçambicanos, independentemente da sua filiação partidária, pelo que apelou à participação e ao espírito de unidade entre os diferentes partidos.
Perante os recentes casos de perturbação da tranquilidade e segurança públicas protagonizados por indivíduos que alegam pertencer a partidos políticos, Juma Cateria Assane exortou as formações políticas a intensificarem o trabalho de sensibilização dos seus membros e simpatizantes, através de reuniões internas e do respeito pelos seus estatutos, para que prevaleça o diálogo e sejam evitados actos de violência.
Na ocasião, o governante reafirmou igualmente que o projecto de asfaltagem da estrada Nametil–Chalaua–Moma está em curso e não constitui uma promessa sem fundamento.
A reunião transmitiu uma mensagem de estabilidade e entendimento político, reforçando a expectativa de que Moma continue a afirmar-se como um distrito de paz e tranquilidade. (Malito João)
