
Nampula (IKWELI) – O Arcebispo de Nampula e Presidente da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM), Dom Inácio Saure, afirmou, na manhã desta quinta-feira (25), que as pessoas que recebem o baptismo apenas por influência de outras pessoas ou por “boladas”, sem uma verdadeira convicção de fé, continuam a viver como pagãos.
A posição foi manifestada durante a abertura da sua visita pastoral à Paróquia de São Pedro de Napipine, na cidade de Nampula. A visita, iniciada esta quinta-feira, culminará com as celebrações do Jubileu dos 75 anos de existência daquela comunidade paroquial.
Na sua mensagem aos fiéis, Dom Inácio Saure alertou para a necessidade de uma adesão consciente à fé cristã, defendendo que o baptismo deve resultar de uma decisão pessoal e comprometida com os valores do Evangelho.
O prelado abordou, igualmente, a questão da sustentabilidade da Igreja local, exortando os cristãos a cultivarem o espírito de contribuição para o desenvolvimento das actividades pastorais e para a manutenção das infra-estruturas e serviços da Igreja.
“Vocês têm direito na Igreja de receber os sacramentos, mas também têm o dever de contribuir para o crescimento da Igreja, porque a energia compra-se, então precisamos ter a cultura de colaboração.”
Dom Inácio Saure falou ainda sobre aquilo que classificou como “vagabundagem espiritual”, referindo-se aos fiéis que mudam constantemente de igreja. Segundo o líder religioso, trata-se de uma situação que deve ser revista, pois enfraquece o compromisso dos cristãos com a sua comunidade de fé. (Malito João)
